segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Politica



PAIGC marca congresso para 30 de Janeiro  

Bissau, 27 Jan 14 (ANG)- O PAIGC vai estar reunido em congresso no próximo dia 30 de Janeiro, em Cacheu, Norte da Guiné-Bissau.
A decisão saiu de uma reunião da direcção do PAIGC, de dois dias na qual se analisou a situação interna do partido com a vista a realização do congresso.
A reunião magna que registou vários adiamentos devido a divergências internas a volta da revisão dos estatutos deverá decorrer entre 30 de Janeiro e 02 de Fevereiro, tendo na agenda, a revisão dos estatutos e a eleição de um novo presidente do partido.
Com o exílio de Carlos Gomes Júnior, ex-presidente do PAIGC em Portugal na sequência do golpe militar de 12 de Abril de 2012, o PAIGC passou a ser liderado pelo actual primeiro vice-presidente, Manuel Saturnino Costa.
Trata-se do VIII congresso ordinário do PAIGC e será realizado debaixo de fortes contestações à iniciativa de um grupo de dirigentes que defende funções meramente partidárias para o detentor do cargo de presidente do partido. Quer dizer que o presidente do partido, se os novos estatutos forem aprovados, não terá qualquer função no governo, em caso de vitória eleitoral do partido.
Os estatutos em vigor prevêem que o presidente do partido em caso de vitória eleitoral é automaticamente o primeiro-ministro.
Cerca de 1200 congressistas devem deslocar-se à Cacheu para participar no Congresso que vai decorrer sob o lema “Inspirados em Cabral, para unir e fortalecer o PAIGC.
Fontes do PAIGC indicam que, em caso de vitória eleitoral, o novo primeiro-ministro será escolhido pela direcção do partido no seio de um grupo de dirigentes .SG/ANG



Sem comentários:

Enviar um comentário