quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sindicalismo



CGSI-GB acusa governo de não estar preocupado com pagamento de salário na FP

Bissau, 29 Jan.14 (ANG) - O Presidente da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-GB), acusou esta quarta feira o governo de não estar preocupado com o pagamento de salários em atraso aos funcionários públicos.

Em declarações exclusivas à ANG, Filomeno Cabral informou que, alem dos dois meses, existem instituições que não receberam os soldos dos meses de Setembro e Outubro do ano findo, nomeadamente os Ministérios da justiça, Saúde, Educação e Defesa. 

Lembrou que a missão principal deste governo é pagar salários aos servidores do Estados, fazer reforma na Defesa e realização das eleições gerais, pelo que não percebe a situação actual.

Aquele dirigente sindical esclareceu que na tentativa de conhecer as razões subjacentes a estes atrasos de pagamento, foram recebidos pelo ministro de Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Vaz, mas que no entanto lhes informou de nada.

“Mas nós enquanto sindicalista, insistimos em pedir o Governo que convoque o Fórum da Concertação Social a fim de obter um esclarecimento sobre a questão dos atrasados salariais que se verifica na função pública guineense”.

Filomeno Cabral informou que o ministro da Presidência ter-lhe-ia confirmado que o executivo agendou para o dia 4 de Fevereiro próximo uma reunião com os parceiros sociais onde serão discutidos a questão do pagamento de salário na Função Pública.  

Mas antes disso, segundo ele, as duas Centrais Sindicais vão produzir um comunicado de imprensa para tornar público a sua posição em relação ao não pagamento dos salários na função pública.

O Presidente do CGSI-GB advertiu o Governo sobre a necessidade de pagar os ordenados em atraso o mais rápido possível, porque senão as pessoas poderão abster-se de votar nas próximas eleições.  

ANG/JD

Sem comentários:

Enviar um comentário