quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Infra-estruturas



PM inaugura Porto de Pesca do alto Bandim

Bissau, 28 Jan. 14 (ANG) – O Primeiro-Ministro de Transição, presidiu dia 28, a cerimónia da inauguração do Porto de Pesca de Bissau, construído desde 2011, graças ao financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), da União Europeia e pelo governo guineense em pelo menos 4 biliões de Francos CFA.

Na ocasião Rui Barros reconheceu que ainda faltam algumas infra-estruturas de apoio no Porto de Pesca, nomeadamente uma estação de abastecimento de combustível, pelo que informou que o executivo teria já contactado uma Empresa ligada a área e que manifestou já sua disponibilidade de construir uma Bomba no Porto para abastecer os pescadores e minimizar os seus sofrimentos.

“Há quatro meses, o Governo disponibilizou cerca de 3 milhões de dólares que depositou no Banco Regional de Solidariedade (BRS) para financiar todos os sectores através dos projectos concretos do micro crédito”disse o Rui Duarte Barros.

O chefe do Executivo de Transição, sublinhou ainda que, o dinheiro disponível no Banco, será unicamente usado para financiar projectos viáveis a fim das populações pudessem usufruir do seu direito.

“Os referidos micro projectos podem dar e criar condições para que as pessoas possam fazer os seus negócios. Assim devemos trabalhar de mãos dadas para o próprio benefício do país e o Governo está a dar o máximo com objectivo de melhorar a situação dos pescadores mas também é necessário empenho dos mesmos” aconselhou Primeiro-Ministro de Transição.

Por sua vez, o ministro das Pescas e dos Recursos Haliêuticos, Mário Lopes da Rosa disse que depois da inauguração do Porto de Pesca, o desafio a seguir, será o lançamento pelos administradores do projecto, das actividades portuárias, nomeadamente o parque do estacionamento, a acostagem das embarcações artesanais e industrias que o Cais possa suportar nessa fase.

O governante afirmou que, outra actividade importante, será organizar à breve trecho, as instalações dos Operadores Privados nos espaços circundantes do Porto, para fomentar as actividades de conservação e tratamento do pescado assim como apoio aos navios, nomeadamente fornecimento de combustível e lubrificante.

Por seu turno, o Presidente de Associação Nacional dos Armadores da Pesca Artesanal (ANAPA), Augusto Djú, pediu apoio do Governo no sentido de lhes melhorarem condições de trabalho, uma vez que, a pesca é um dos sectores mais lucrativo na economia do país.

“A pesca é uma actividade muito difícil e complicado, se notarmos, o maior consumo da sociedade guineense em geral é o peixe. Por mais rico que uma pessoa possa ser, não consegue alimentar de carne durante uma semana, sendo assim, é necessário o empenho do Governo em desenvolver este sector para o bem da comunidade” exortou Augusto Djú.

Declarou que, sector das pescas pode diminuir rapidamente a pobreza da Guiné-Bissau, se haja uma colaboração do Estado no sentido de diminuir as exageradas taxas cobradas na emissão das licenças da pesca.

Para a Presidente da Associação das Vendedeiras do Pescado, Inácia da Silva a Guiné-Bissau precisa de paz a fim de sair do actual situação e que as mulheres operadoras do sector sofrem.

Abordado pela ANG a falar para quando da criação de uma Frota Interna de Pesca, o seu Director Geral Hugo Nosoline Vieira, disse que, isso só será possível com adopção do sistema de Pesca Semi- Industrial.

“Como se tem notado, que as placas do Porto são pequenas e para sejam aproveitável, é necessário um Código de Pesca Semi-Industrial de forma a permitir a operação dos barcos de pequeno porte”, esclareceu.

Perguntado sobre quando é que isso será possível, aquele responsável disse que, o Governo tem que elaborar uma Lei nesse sentido porque a pesca artesanal é permitida unicamente para embarcações de 18 metros e com motor fora de bordo.

O Porto de Pesca de Bissau, ocupa uma área de 44 mil metros quadrados, conta com um Mercado de Peixe Fresco, Casa dos Pescadores, Fábrica de Gelo com capacidade de uma tonelada por dia e Câmara Frigorífica de uma tonelada de pescado.

ANG/ALLS/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário