sábado, 7 de abril de 2018

Campanha de cajú


ANAG denuncia comercialização de castanha a 500 francos cfa/quilo 

Bissau, 07 Abr 18 (ANG) – A Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG) confirmou hoje informações segundo as quais a  castanha de caju está a ser comercializada em alguns pontos do país ao preço de 500 FCFA, o quilo, ou seja, metade do valor base anunciado pelo Presidente Mário Vaz.
 
Em declarações à ANG, o Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau Jaime Boles exortou ao Chefe de Estado a usar a sua influência para que o preço de referência estipulado seja cumprido..

“Caso os comerciantes nacionais recusarem comprar a castanha no valor fixado sugiro o estabelecimento de parceria com empresários Indianos, Chineses e vietnamitas que actuam na fileira da cajú “, avancou..

Jaime Boles disse estar disponível para colaborar  com o presidente da República caso este decida seguir a sua sugestão..

Por outro lado,disse que, neste momento, o governo está a trabalhar para a remoção de algumas taxas para atenuar as despesas dos comerciantes no processo.

Por isso, exorta aos produtores, Régulos e sobretudo os animadores da ANAG a identificarem e denunciarem junto da Agência Nacional de Cajú (ANCA) os comerciantes que estão a comprar a castanha no valor inferior ao fixado pelo Presidente da República.
O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau apelou também aos produtores a não aceitarem vender suas castanhas no valor de 500 francos CFA por cada quilograma.

O preço estipulado pelo presidente da República para a compra de cada quilograma de castanha este ano foi de 1000 fcfa.

ANG/LPG/JAM/SG

  



Sem comentários:

Enviar um comentário