terça-feira, 17 de abril de 2018

Crise política


Ex-Primeiro-ministro afirma que sai com “consciência de dever cumprido”

Bissau, 17 Abr 18 (ANG) – O Primeiro-ministro demitido Artur Silva afirmou hoje ter cumprido a missão que lhe foi incumbido e saiu do posto com a consciência de dever cumprido e de tudo ter feito para o bem do país.

Em declarações aos jornalistas a saída da audiência com o chefe de Estado, Silva disse que a Guiné-Bissau está entregue em boas mãos, pois há um novo primeiro-ministro de consenso, designado sábado último em Lomé (Togo). pelos partidos políticos guineenses na cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da CEDEAO

“Vou continuar a trabalhar para a Guiné-Bissau. Como sabem, sou dirigente do PAIGC e lá vou continuar a fazer a política, pois sou membro do Comité Central e Bureau Político desse partido “,desvendou referindo-se ao seu futuro.

Questionado sobre o que falhou e que o levou a não conseguir formar um elenco governamental, Artur Silva respondeu que esta questão deve ser colocada aos partidos políticos.

Entretanto, o porta-voz do Conselho de Estado, órgão consultivo do Presidente da República, Victor Mandinga disse à imprensa no final da sua reunião realizada hoje que o chefe de Estado limitou-se a comunicar-lhes a decisão  saída da reunião de Togo, relativamente a indigitação de Aristides Gomes como o novo Primeiro-ministro.
]
“Igualmente, José Mário Vaz, informou-nos que vai assinar ainda hoje o decreto presidencial relativamente a nomeação e empossamento do novo chefe do Governo”, informou.

Victor Mandinga explicou que como todos sabem o Conselho de Estado tem o papel de informar e aconselhar o Presidente da República e nesse caso não foi tomada nenhuma decisão.
Entretanto o novo Primeiro-ministro, Aristides Gomes já está oficlilizado nas funções através de um decreto presidencial tornado público através dos órgãos de comunicação social.
Aristides Gomes deve ser empossado ainda esta tarde, para de seguida iniciar os contactos com vista a formação de um governo de consenso. 

ANG/MSC/ÂC/JAM/SG





Sem comentários:

Enviar um comentário