sábado, 7 de abril de 2018

Justiça


“China apoia países de língua portuguesa na criação de Tribunais Inteligentes”, diz Presidente do STJ

Bissau,07 Abr 18(ANG) – O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça(STJ), disse que a República Popular da China está disposta a apoiar a Comunidade  dos Países de Língua Portuguesa(CPLP), na criação de Tribunais Inteligentes.

Paulo Sanhá falava hoje à imprensa sobre o balanço da sua participação na 1ª Conferência entre o Supremo Tribunal  Popular da República da China e os presidentes do Supremo Tribunal dos países lusófonos realizada de 24 à 27 de Março findo, na província de Gwanzu sob ao tema” Desafios e Transcendência e Justiça na era da internet”.

“A China está muito desenvolvida no domínio dos Tribunais Inteligentes, onde os julgamentos são feitos sem a presença das partes litigantes. As audições das testemunhas são feitas através dos robots”, explicou.

O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça informou ainda que, basta fazer perguntas aqui e a testemunha responde onde está. Pode estar na prisão e ser ouvida por robot e traduzido por escrito o seu depoimento e automaticamente é reconhecido a pessoa que fala.

“Portanto, a China está disposta a apoiar os nossos países no domínio de criação de Tribunais Inteligentes na base de internet”, assegurou.

Paulo Sanhá disse que no referido encontro inaugurou-se as bases de cooperação jurídica e judiciária bem como de  intercâmbios de experiências entre o Supremo Tribunal Popular da China e dos Países da CPLP.

Avançou que a China disponibilizou-se ainda a  apoiar os países lusófonos na informatização dos seus serviços assim que for solicitado, acrescentando que vão explorar essa abertura da parte chinesa através da viabilização de todas as propostas .

A conferência debruçou-se ainda sobre vários subtemas dentre os quais, a Proteção Jurisdicional do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Colaboração Internacional jurídica e Judiciária entre a China e a CPLP. 

ANG/ÂC/SG






Sem comentários:

Enviar um comentário