quinta-feira, 26 de abril de 2018

Saúde/campanha de sensibilização


Fórum de Jornalistas promove palestra para sensibilização e prevenção contra paludismo

Bissau, 25 Abr 18 (ANG) – O Fórum de Jornalistas Promotores da Saúde (FJPS) e a Rede de Associação Juvenis (RAJ) promoveram  terça-feira uma palestra subordinado ao tema” Nô djunta mon pa caba ku paludismo”,(unimonos para acabar com o paludismo) destinado a 40 membros das diferentee organizações juvenis afilhadas.
 
Em declaração aos jornalistas, o presidente do RAJ disse que durante a palestra vão apresentar aos participantes o Guia Sanitário do sector autónomo de Bissau.

Djibril Sana Sanhá referiu que para se prevenir de qualquer doença é necessário a colaboração de todos, acrescentando que têm  recursos humanos suficientes para fazer trabalhos de saneamento junto das populações.

Por sua vez, a presidente do Fórum dos Jornalistas Promotores de Saúde, Élida Fernandes Baldé revelou que em cada 20 pessoas diagnosticadas no país, 18 acusam sintomas de paludismo.

“O governo isentou a todos os pacientes de pagamento de tratamento da malária em todas as regiões do país, mas se formos constar essa isenção não se verifica na prática porque as vezes os médicos e enfermeiros não fazem testes para examinar o paciente, “afirmou a presidente do Fórum.

Élida Baldé informou que a RAJ organizou a referida formação para formar seus associados a fim de ajudarem o pessoal da saúde e saneamento na sensibilização sobre  como cuidar do lixo e se prevenir das doenças durante a época das chuvas.

Disse que não se pode afirmar que o paludismo vai ser irradicado mas que acredita que pode diminuir-se grandemente .

Élida recomenda aos  familiares dos pacientes para denunciarem as cobranças ilícitas nos hospitais e centros de saúde por tratamentro de paludismo.

ANG/JD/ÂC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário