quarta-feira, 18 de abril de 2018

Política


Partido da Renovação Social saúda  acordo obtido em Lomé

Bissau,18 Abr 18 (ANG) – O Partido da Renovação Social (PRS) congratulou-se com o acordo obtido na conferência de Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a Guiné-Bissau realizado sábado último em Lomé e que culminou com a nomeação de Aristides Gomes como primeiro-ministro de consenso.

Segundo o comunicado à imprensa à que a Agência de Notícias teve hoje acesso, o PRS saudou também a decisão tomada pelo Presidente José Mário Vaz em fixar a data das eleições legislativas para o dia 18 de Novembro deste ano.

Apela o engajamento devido de todos os partidos para que  as eleições decorram num clima democrático, amigável e construtivo, num contexto de  verdadeiro debate de ideias e de perspectivas de desenvolvimento para o país.

O PRS felicitou o Presidente da República José Mário Vaz pelos resultados obtidos na Conferência da (CEDEAO) dedicada ao país, e que culminou com a  obtenção de um acordo que colocou termo às leituras divergentes do Acordo de Conacri, no quadro de uma transição sem sobressaltos da IX para X legislatura.

No comunicado, os renovadores saudaram Aristides Gomes pelo consenso reunido em torno de sua pessoa para o cargo de primeiro-ministro, desejando-lhe as maiores felicidades no desempenho das suas funções, de forma a garantir a realização de eleições legislativas livres, justas e transparentes, na data marcada, conforme acordo obtido na conferência de Chefes de Estado. 

Agradeceram aos líderes religiosos, sobretudo o Bispo de Bissau pelos bons ofícios na missão de aproximação das partes, que culminou no entendimento entre os atores políticos nacionais, e que permitiu a resolução   do impasse político , nomeadamente à reabertura da Assembleia Nacional Popular.

Esta formação política enalteceu o papel de facilitação do diálogo desempenhado pelos Chefes de Estado da (CEDEAO), detacando neste contexto, o mediador, Presidente da Guiné Conacri ,Alpha Condé  pela dinâmica positiva de aproximação das partes e a contribuição do Presidente do Togo, Faure Gnassingbé.

No comunicado os renovadores elogiaram o inestimável contributo do Presidente da Comissão da (CEDEAO) Jean Claude Kassi Brou, que apesar da sua recente tomada de posse se empenhou na resolução do impasse político no país. ANG/LPG/ÂC/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário