quinta-feira, 12 de abril de 2018

Justiça


Procurador -Geral da República nega perseguição aos militantes de PAIGC

Bissau, 12 Abr 18 (ANG) – A Procuradoria-geral da República refuta a acusação feita pelo porta -voz do Partido Africano da Independência da Guine e Cabo Verde (PAIGC) segundo a qual aquela instituição está a perseguir os seus 13 militantes que se encontravam na sede do partido no momento da invasão em Outubro do ano passado da sede por um grupo de jovens apoiantes do grupo dos “15” deputados  expulsos do PAIGC.

Num comunicado à imprensa datada de 06 de Abril à que a ANG teve acesso, o Ministério Público refere que ouviu através dos órgãos de comunicação social a declaração do porta-voz do PAIGC, através da  qual o acusa  de perseguição política, devido a audição de 13 militantes daquela formação política na Vara Crime da instituição judiciária.

No documento a Procuradoria-geral da República afirma que nos termos processuais nunca abdicará de ouvir indivíduos ou grupos com fortes indícios de práticas de crimes, independentemente das suas filiações politicas.

“Em relação as medidas de coacção impostas as pessoas em causa, o Ministério Publico refere que as mesmas estão previstas na lei processual penal guineense e foram aplicadas legalmente  “,refere a nota.

A nota informa ainda que os processos em causa se encontram no segredo da justiça ou seja ainda não foram acusados, e que a verdade dos factos será brevemente conhecida, para acabar assim com a “vã tentativa de politizar actos de crimes, presumivelmente praticados por estes cidadãos”.

Na missiva, o Ministério Publico apela a opinião pública a acreditar numa Procuradoria-geral da República isenta, imparcial e que no cumprimento da sua missão, actua na estrita observância da Constituição da República e demais leis em vigor na Guiné-Bissau.

“Em relação a caluniosa tentativa de desacreditar a actual direcção da Procuradoria-geral da República renova a sua firmeza em combater sem tréguas , a criminalidade na Guiné-Bissau ,independentemente dos Estatutos das pessoas ,sejam elas ,políticos ou não ,pertencentes a um partido ou não “,lê-se no documento.

Em conferencia de imprensa realizada recntemente o porta-voz do PAIGC, João Bernanrdo Vieira acusou a Procuradoria-geral da República de estar a prmover perseguição contra militantes do PAIGC que actuaram em defesa da sede do partido invadido por terceiros. ANG/MSC/ÂC/SG











Sem comentários:

Enviar um comentário