quarta-feira, 25 de abril de 2018

Política

Impasse na distribuição de pastas, Missão da CEDEAO ameaça abandonar o país 

Bissau, 25 Abr 18 (ANG) – A Missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que se encontra no país a ajudar na constituição do novo governo inclusivo de Aristides Gomes ameaçou ir embora devido ao impasse sobre a formação política que deve dirigir o Ministério do Interior e da Defesa Nacional.

Segundo a Rádio Sol Mansi, que cita uma fonte da missão da CEDEAO, as partes  voltarão a reunir-se  hoje com o Chefe de Estado, para ver as formas de ultrapassar o impasse na formação do novo governo chefiado pelo Aristides Gomes. 

A Rádio Sol Mansi refere que a delegação da CEDEAO “saturada com posição radical de ambas as partes” em não ceder as pastas do Interior e da Defesa, acabou por decidir abandonar o  país , mas  que foi interceptado  no Aeroporto Osvaldo Vieira, com um pedido do Primeiro-ministro para voltarem a mesa das negociações.

A referida missão vai reunir-se ainda hoje com os dois maiores partidos do país, nomeadamente o PAIGC e PRS com vista a encontrar uma solução para o impasse.
De acordo com a missão, as vítimas de sanções da CEDEAO,(19 personalidades) não farão parte do novo governo.

Esta medida foi confirmada  pelo Secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira depois do encontro para formação do futuro governo realizado num dos Hotéis da capital.  

ANG/JD/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário