terça-feira, 17 de abril de 2018

Crise política


Aristides Gomes indicado para chefiar próximo governo

Bissau,17 Abr 18 (ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz vai nomear Aristides Gomes como novo primeiro-ministro, conforme o comunicado da Cimeira Extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da Àfrica Ocidental (CEDEAO), que decorreu sábado em Lomé, no Togo

Segundo o Comunicado de (CEDEAO) a que Agência de Notícias teve hoje acesso os Chefes de Estado e de governo debateram nessa reunião a crise política que a Guiné-Bissau enfrenta há quase três anos.

“A nomeação de Aristides Gomes será feita através de um Decreto Presidencial no dia 17 de Abril deste ano”, refere o comunicado da Organização, anunciando a realização das eleições legislativas a 18 de Novembro de 2018.

Além disso, os Chefes de Estado tomaram o conhecimento de que todos os actores políticos decidiram em reunir a Assembleia Nacional Popular na próxima quinta-feira para analisar questões relacionadas com a nomeação dos membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

No comunicado os líderes convidaram todas as partes interessadas da Guiné-Bissau a tomarem as medidas necessárias para restaurar a estabilidade no país, encorajando o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido da Renovação Social (PRS),  a prosseguir com o diálogo em curso no interesse da estabilidade.

O nome de Aristides Gomes, ex-primeiro-ministro , segundo o Presidente, José Mário Vaz foi escolhido entre três nomes propostos pelo PRS a pedido do PAIGC.
Martinho Ndafa Cabi(ex-primeiro-ministro) e Artur Silva(actual Primeiro-ministro) são outros nomes dessa proposta.

ANG/LPG/ÂC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário