quinta-feira, 25 de maio de 2023

Segurança/Presidente da República defende rotura entre  questões partidárias e o Serviço de Informação e Segurança do Estado(SIS)

Bissau, 25 Mai 23 (ANG) - O Presidente da República defendeu hoje a necessidade de haver uma rotura com as questões partidárias que se verificam atualmente no Serviço de Informação e Segurança (SIS) do Estado da Guiné-Bissau, de modo a garantir melhor segurança à nível nacional.

Umaro Sissoco Embaló falava à imprensa no âmbito da visita que está a efetuar às instituições de  Defesa e Segurança nacional.

“Sabemos que o  SIS é um serviço fundamental do  Estado, por isso,  há necessidade de combater a divisão  que existe atualmente no seu seio ”, sustentou o Chefe de Estado.

Embaló disse ainda que não pode e nem deve existir essa divisão no SIS e que muito menos deve permitir que questões partidárias afetem os trabalhos de garantir a segurança para todos.

“Depois das eleições legislativas de Junho próximo, as estruturas de Estado vão reanimar o SIS assim como outros serviços de informação militar”, revelou o Presidente da República.

Questionado sobre a recente carta aberta do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) na qual se pede ao PR para parar de fazer campanha eleitoral, na qualidade do primeiro magistrado da nação, Umaro Sissoco Embaló respondeu que cada partido político que pretende usar a sua imagem, enquanto primeiro magistrado da nação, pode o fazer à vontade.

O chefe de Estado acrescentou que, na verdade, existem pessoas que não têm a moral para usar a sua imagem enquanto primeiro magistrado da nação, tendo sublinhado que, a atividade política é simples e interessante para quem realmente a compreende.                                                                                                                                                                                                   
                                    
ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário