Diplomacia/Presidente da República lança 1ª pedra para a construção do novo edifício do Ministerio dos Negocios Estrangeiros
Bissau, 24 Mai 23 (ANG) – O Presidente da República (PR), efetuou hoje o lançamento da 1ª pedra para a construção de novo edifício do Ministerio dos Negócios Estrangeiros na Guiné-Bissau, sito na antiga instalação dos Serviços de Registos e ao lado dos Correios da Guiné-Bissau.
Ao discursar no acto e perante o corpo diplomático
acreditado no país, Umaro Sissoco Embaló disse que o lançamento da 1ª pedra
para a construção do edifício que vai albergar o Ministério dos Negócios
Estrangeiros é mais uma demonstração do esforço empreendido pelo atual regime, com
vista a conferir a diplomacia guineense a importância e o destaque que merece.
“Hoje a Guiné-Bissau ocupa o lugar de respeito e de cribilidade no seio da Comunidade Internacional, graças as ações e dinâmicas empreendidas no plano regional, continental e internacional”, disse o PR.
Segundo o Chefe de Estado, o mundo acredita no país, e nesta base, a diplomacia guineense está decidida a continuar a desempenhar um papel de relevo no Concerto das Nações, em prol da paz, da estabilidade da Sub-Região em África e no resto do mundo.
“Nos três últimos anos, temos conseguido dar a nossa diplomacia novos efeitos, e criar condições para a realização dos objetivos concretos de desenvolvimento, através de uma cooperação mutuamente benéfica, com países amigos, que têm manifestado as suas disponibilidades, em apoiar a Guiné-Bissau”, referiu Umaro Sissoco Embaló.
Disse que está convicto de que com a construção do novo edifício dos Negócios Estrangeiros, os quadros do Ministério terão condições adequadas para darem respostas à exigências que os novos desafios e tecnologias exigem.
De acordo com o PR, no dia 26 de corrente mês, será lançado a pedra de requalificação do aeroporto internacional “Osvaldo Vieira”, e as negociações com as companhias estrangeiras que pretendem operar em Bissau estão bem encaminhadas.
Para a ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzy Carla Barbosa, o novo edifício, irá possibilitar, não só melhoria da qualidade dos serviços integrados no Ministério, mas também minimizar os custos recorrentes, e proporcionar uma melhor partilha de desenvolvimento dos seus serviços.
“Gostaria de salientar que o orçamento estipulado para a realização deste projeto situa-se em quatro milhões de dólares e será um edifício com 04 andares, bem equipado com materiais avançados em termos das novas tecnologias”, revelou Suzy Barbosa.
Acrescentou que os custos disponibilizados para a construção do novo Ministério dos Negócios Estrangeiros no país, não sairão do cofre de Estado da República da Guiné-Bissau.
Segundo a ministra, se tudo correr como previsto, o novo edifício será inaugurado entre Março e Maio 2025. ANG/LLA/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário