quinta-feira, 5 de junho de 2014

PR

              Presidente eleito da Guiné-Bissau desloca-se hoje a Nigéria

Bissau,05 Jun 14 (ANG) - O presidente eleito, da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, realiza esta quinta-feira uma visita de cortesia à Nigéria a convite do chefe de Estado daquele país, disse quarta-feira à Lusa fonte dos serviços de apoio do novo líder guineense.

José Mário Vaz vai deslocar-se num avião disponibilizado pelo chefe de Estado nigeriano, Goodluck Jonathan, e regressa à Bissau sexta-feira.

Soldados e polícias nigerianos integram o contingente da ECOMIB, uma força de 700 elementos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) estacionada na Guiné-Bissau na sequência do golpe militar de Abril de 2012.

As novas autoridades guineenses já se manifestaram a favor da continuidade desta força no país por mais algum tempo após a tomada de posse dos órgãos eleitos, prevista até final do mês.

Antes da Nigéria, o presidente eleito já esteve no Senegal, Guiné-Conacri e Gâmbia.
O recém-eleito Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, vai tomar posse no próximo dia 23 de Junho.  

A data foi concertada num encontro entre Mário Vaz e Serifo Nhamadjo, Presidente de transição, acrescentaram as à Lusa, fontes da Presidência da República.

Depois de assumir as funções, o novo líder eleito vai dar posse ao governo que terá como primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Quatro dias depois de tomar posse, o Presidente guineense desloca-se a 27 de Junho para Malabo, capital da Guiné Equatorial, a fim de participar na Cimeira de chefes de Estado da União Africana consagrada à agricultura e segurança alimentar.

ANG/ÂC


Sem comentários:

Enviar um comentário