segunda-feira, 16 de junho de 2014

Solidariedade


Senegal reitera empenho para normalidade constitucional da Guiné-Bissau

Bissau, 16 Jun 14 (ANG) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e dos senegaleses da diáspora , Mankeur Ndiaye, promete que o Senegal vai desempenhar o papel de advogado da Guiné-Bissau nas instâncias internacionais.

Falando numa conferencia de imprensa conjunta com o seu homologo português, Rui Machete, o governante senegalês sublinhou que Dacar vai adotar essa postura nomeadamente no espaço CEDEAO e fora deste, em defesa dos interesses guineenses, conforme o desejo da CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

‘’O Senegal vai continuar a trabalhar com a União Africana, União Europeia, CEDEAO e as Nações Unidas para o retorno definitivo da paz e estabilidade das instituições na Guiné-Bissau”, disse o ministro senegalês que chefiou a delegação do seu pais que participou na segunda sessão da Comissão Mista entre Portugal e Senegal, realizada em Lisboa.

Tratando-se da Guiné-Bissau, acrescenta Mankeur Ndiaye  - Senegal e  Portugal têm uma convergência de ponto de vista, pois ambos contribuem  para a pacificação deste pais e pelo retorno a ordem constitucional « .

Por seu lado, Rui Machete destacou que avanços notáveis foram registados na Guiné-Bissau com a realização de eleições democráticas, livres e transparentes para a satisfação da comunidade internacional mas que os problemas do pais ainda não se encontram inteiramente resolvidos.
Sublinhou que “há necessidade de nos próximos dias o governo legítimo, o presidente da república eleito e os novos parlamentares possam trabalhar sem interferências ilegítimas”.

“Portugal e Senegal têm um papel importante a jogar ao lado da Guiné-Bissau”, referiu o ministro português dos negócios estrangeiros.


(APS)

Sem comentários:

Enviar um comentário