quarta-feira, 4 de junho de 2014

Droga

Bubo Na Tchuto reconhece culpa na introdução de cocaína nos EUA

Bissau,04 Jun. 14 (ANG) - O ex-chefe de Estado-maior da Armada guineense, José Américo Bubo Na Tchuto, assumiu-se culpado de conspirar para a introdução cocaína nos Estados Unidos, através das redes de narcotráfico sul-americanas que operam na África Ocidental.

De acordo com fontes judiciais norte-americanas desta terça-feira, o ex-chefe da Marinha da Guiné-Bissau, capturado numa acção anti-droga de alto nível levada secretamente a cabo na Costa Ocidental de África, declarou-se culpado antes de um julgamento em que pendiam sobre ele as acusações de ter conspirado para importar narcóticos para os Estados Unidos.

Entretanto antecipando o julgamento do caso que deveria ter tido início na última segunda-feira num tribunal em Nova Iorque, a representação legal daquela alta patente das Forças Armadas guineenses e na sequência de audiências ocorridas em Maio último entendeu por abandonar a estratégia inicial de defesa, optando pela colaboração de Bubo Na Tchuto com as autoridades judiciárias norte-americanas, dando por conseguinte encerrado o caso.

Os dois colaboradores de Bubo Na Tchuto, detidos com ele, nomeadamente Papis Djeme e Tchamy Yala declararam-se recentemente perante o Tribunal do Distrito sul de Nova Iorque, culpados de conspiração para a introdução de cocaína sul-americana nos Estados Unidos.

O acordo judicial e o seu consequente “encerramento” ocorrem precisamente um ano depois da detenção de Bubo Na Tchuto na costa da Guiné-Bissau e na sequência de uma mega-operação encoberta montada pela Agência de Combate à Droga dos Estados Unidos (DEA).





Sem comentários:

Enviar um comentário