quinta-feira, 19 de junho de 2014

Parlamento
Novo Presidente do parlamento promete criar Comissão de Ética para fiscalizar conduta dos deputados
Bissau, 19 Jun 14 (ANG) - O novo Presidente do parlamento guineense promete criar uma Comissão de Ética que terá entre outras funções, a fiscalizaçäo da conduta de cada deputado e dos membros de Governo.

No seu primeiro discurso, na abertura da IX Legislatura, Cipriano Cassama disse que tudo fará para criar as condições indispensáveis ao funcionamento efectivo das Comissões Especializadas Permanentes, particularmente a que se encarrega da fiscalização das acções governativas.

O Presidente da ANP recomendou aos deputados a realização de contactos permanentes com a população para a recolha das suas preocupações e sobretudo para a busca de soluções dos seus problemas.

“O parlamento enquanto instituição, deve agir de forma concertada através de diálogo permanente, sem descurar as diferenças ideológicas, e quando os assuntos de interesse nacional se nos colocam, deve-se actuar firmemente na defesa dos interesses da instituição e pelo seu bom nome”, aconselhou.

Cassama disse que o pais não precisa de perder tempo em jogos de interesse partidário acrescentando que vai ser a batuta da nova direcçao da ANP o equilíbrio e a perseguição do interesse nacional.

Cassama, que é Engenheiro Agronomo de Profissao mas que estuda Direito reiterou que os partidos com assento parlamentar têm uma tarefa árdua pela frente, que se consubstancia no trabalho de mudar a imagem do parlamento face aos representados.


“A dinâmica que se pretende imprimir tornará ao Governo mais capaz, na execução do seu programa e o obrigará a absorver-se com actividades de satisfação do interesse público. 

Quer dizer que o executivo encontrará no parlamento um parceiro atento e interventivo no curso da governação, dentro dos limites das competências plasmadas nas leis e com olhar posto na boa governação”, perspectivou. ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário