sexta-feira, 13 de junho de 2014

Infância

PLAN-GB e grupo Azalai comemoram Quinzena da Criança Africana

Bissau,13 Jun.14(ANG)- A Plan Guiné-bissau(PLAN-GB) e o grupo Azalai Hotel celebraram hoje, a Quinzena da Criança Africana sob lema “Uma Educaçao de Qualidade, Gratuita, Obrigatória e Adaptada para todas as Crianças em África”.

Na ocasiao, o representante  residente da PLAN-GB, disse o evento constitui oportunidade de proceder ao balanço dos esforços feitos na promoçao dos direitos  das crianças e meninas, em particular,  no que concerne a educação, acesso a saúde e proteção.

Em matéria de  promoção dos direitos das crianças em geral, Allassane Drabo referiu que os indicadores são bastante precupantes.

"Ainda há muito por fazer e esperamos poder contar com a partipação das próprias crianças, porque suas implicações são importantes, mas também com a participação de todos os parceiros de desenvolvimento", sublinhou Allassane Drabo

Por sua vez, o director do Azalai Hotel Salifou Traoré explicou que a parceria com a PLAN Internacional reverte-se de uma oportunidade para o grupo honrar com as suas responsabilidades.

O Dia da Criança Africana é celebrada anualmente à 16 de Junho para recordar o massacre das crianças negras do Soweto (África do Sul) que neste dia em 1976 saíram a rua em protesto contra a falta de qualidade no ensino a que tinham acesso e reivindicar o direito de aprender na sua própria língua.

Em  duas semanas de protesto que se seguiram mais de cem rapazes e raparigas morreram e mais de mil ficaram feridas. Após cerca de 38 anos, a África contínua a enfrentar o mesmo desafio, ou seja, garantir acesso a uma educação de qualidade para milhares de crianças do continente.


ANG/JD/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário