segunda-feira, 16 de junho de 2014

Condecorações


UNIOGBIS condecora personalidades de Transição e Diplomatas

Bissau, 16 Jun 14 (ANG) - O Gabinete Integrado das Nações Unidas na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) atribuiu hoje, no salão nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros, diplomas de mérito às autoridades de transição, alguns representantes diplomáticas e as entidades religiosas.

De acordo com os organizadores do evento, trata-se de um acto que visa, essencialmente, o reconhecimento do empenho feito durante o período de transição e do sucesso conseguido com a realização das eleições gerais, consideradas livres justas e transparentes, e que deverão conduzir o país rumo à normalidade constitucional.

Entre os condecorados figuram o Presidente de Transição, Manuel Serifo Nhamajo, o Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, o Presidente da CNE, Augusto Mendes, o Secretario Executivo da CNE, Pedro Sambu e os dois secretários executivos adjuntos, Catia Lopes e Idrissa Djalo,  e o Ministro da Administração Territorial, Baptista Té.

O Representante da União Africana, do PNUD, da CEDEAO, da UEMOA e o grupo de personalidades da sociedade civil receberam igualmente esse diploma de reconhecimento
Na lista de personalidades condecoradas figuram ainda o Bispo de Bissau, Dom José Camnate Nabissing, os representantes do Conselho Superior para Assuntos Islâmicos, representantes da Igreja Evangélica e Comandantes da missão da ECOMIB em Bissau.

Os Presidentes das Comissões Regionais de eleições também foram agraciados com diplomas do mérito pelo empenho demonstrado durante o processo eleitoral.

Ao usar de palavra, o Presidente da República de Transição fez uma retrospectiva do que foi o período de transição destacando o que considera “ momentos bons e menos desejados”.

Manuel Serifo Nhamajo sublinhou que um trabalho de equipa fez o país conseguir o sucesso e a retoma a normalidade constitucional.

“Há momentos que não vale a pena recordar. Determinados para atingir os objectivos suportamos tudo, em nome do país, para salvar a Guiné-Bissau”, disse.

Acrescentou que muita coisa foi dita e que há mesmo pessoas guineenses que nem queriam ver o sucesso da transição.

O Presidente agradeceu a comunidade internacional nomeadamente a CEDEAO, União Africana, União Europeia CPLP, que apesar de sanções impostas ao país não deixou de dar conselhos e orientações importantes.

José Ramos Horta, representante do secretário-geral da Onu, em Bissau, garantiu que as Nações Unidas vão continuar ao lado dos guineenses, que mostraram ao mundo o seu civismo durante o processo eleitoral.


ANG/AI/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário