segunda-feira, 9 de junho de 2014

Internacional


Ébola se propaga na vizinha República da Guiné-Conacri

Bissau, 09 Jun 14 (ANG) - A propagação da febre hemorrágica « Ébola » não para de aumentar na Republica vizinha da Guine-Conacri, anunciou no último fim-de-semana a imprensa internacional.

Segundo a RFI, a epidemia que estava circunscrita à uma só prefeitura há algumas semanas atrás já atingiu sete outras prefeituras inclusive a capital Conacri.

Na semana passada, o Governo de Guine-Conacri declarou haver 126 óbitos devido a Ébola, números que entretanto se contrastam com os da OMS que aponta para 208 as vítimas da doença no mesmo período.

Para as autoridades guineenses e os Médicos sem Fronteiras, a principal razão dessa propagação se deve a indiferença de uma parte da população que guarda os seus familiares doentes em casa ou simplesmente não reconhece a existência do vírus mortal.

A Associação Humanitária Médicos sem Fronteira que acaba de abrir o terceiro centro de tratamento em Telime, na Região de Kundian, já avisou que dispõe de meios financeiros e humanos cada vez mais limitados, e que essa falta de material e recursos humanos tornam a gestão da epidemia mais complicada.

A ONG também já fez saber que a luta contra a doença vai durar mais tempo que o previsto.

No mês passado as autoridades chinesas disponibilizaram ao governo guineense um donativo constituído de material médico destinado a prevenção da ébola no pais. 

ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário