sexta-feira, 13 de junho de 2014

Situação laboral



IGTSS considera negativo os primeiros cinco meses do ano

Bissau, 12 Jun 14 (ANG – O Inspector-geral de Trabalho e Segurança Social (IGTSS) considerou “péssimo” o desempenho destes serviços nos primeiros cinco messes de 2014,divido a falta de condições de trabalho.

Em declarações à Agência de Noticias da Guiné - ANG, Augusto Sanca disse que a falta de meios materiais e financeiros dificultaram os trabalhos da inspecção.

“Não podemos sancionar uma empresa que desobedeceu ou violou a lei, porque os valores das multas foram calculadas em Pesos”, explicou.

A título de exemplo, Sanca referiu que há infracções sancionadas com multas de 200 mil pesos, que correspondem a 3000 fcfa.   
 
 Segundo ele, o país está a funcionar sem regras e durante este período ocorreram actos de vandalismo de bens público.

Não obstante as dificuldades, Augusto Sanca afirmou que a instituição que dirige conseguiu solucionar alguns problemas, entre funcionários e patronatos, em algumas empresas, sedeadas no centro da cidade.

Informou que durante os trabalhos realizados detectaram que existem empresas que descontam aos funcionários para efeitos de pagamento da segurança social mas que o dinheiro descontado não é entregue ao Instituto Nacional de Segurança Social.

“A cada funcionário é descontado 8 por cento do seu salário e a empresa paga os 14 por cento para segurança social. Caso o funcionário sofrer um acidente esse fundo é usado na assistência do funcionário”, explicou.  


ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário