terça-feira, 24 de junho de 2014

Cooperação

“Espero que seja oportunidade da Guiné arrancar”, acredita MNE Portugal

Bissau, 23 Jun. 14 (ANG) – O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal manifestou o seu desejo de ver a Guiné-Bissau arrancar depois da legitimidade democrática que recebeu nas recentes eleições aceites por todos.

Rui Machette que falava em exclusivo a ANG logo depois da posse do Presidente da República da Guiné-Bissau, caracterizou José Mário Vaz e Domingos Simões Pereira como pessoas capazes e prometeu apoio do seu país as novas autoridades.

“Não só financeiramente, mas também ajudar o governo na urgência que tiverem que fazer para obter o tão necessitado apoio internacional e que, certamente, irá obter”, sublinhou o MNE.

Declarou que apesar de não poder dar um apoio financeiro “substancial”, Portugal ira dar o seu apoio técnico e estar na linha de frente para mobilização de ajudas a Guiné-Bissau junto a União Europeia (UE) e outras instâncias internacionais para a reconstrução do país.

Questionado sobre para quando o retorno dos voos da transportadora aérea portuguesa (TAP) a Bissau, o MNE português garantiu que isso poderá ocorrer logo que o governo guineense tomar posse e for regularizada a questão de segurança.

ANG/JAM



Sem comentários:

Enviar um comentário