quarta-feira, 11 de junho de 2014

Direitos Humanos

Lançamento do Livro “Desafios” e a exposição fotográfica marcam o 2º aniversário da Casa dos Direitos

Bissau, 11 Jun. 14 (ANG) - O lançamento do livro “Desafios”, que retrata a história da primeira esquadra de Bissau, fundada em 1936 e, posteriormente, rebaptizada de Casa dos Direitos (CD) em 2012 e exposição fotográfica do Moçambicano Mauro Pinto marcam as celebrações do II° aniversário daquele espaço físico que ontem se comemorou em Bissau.

Histórias e ilustrações, documentos de arquivo e pessoas que se cruzaram naquele que um dia foi a 1ª esquadra, marcaram o evento.

No acto, a Coordenadora da Casa dos Direitos, Cadija Mané informou que os trabalhos de promoção aos direitos humanos levadas a cabo pela Casa dos Direitos, quase que todos os seus trabalhos eram direccionados para a defesa dos Direitos da Mulheres e das crianças.

“Por isso, logo no primeiro ano do seu funcionamento a CD publicou um livro sobre Desafios e Direitos das Mulheres e outro sobre o mesmo tema mas relacionado com as crianças e este ano decidimos contar a história da Casa através dos arquivos e de depoimentos de várias pessoas inclusive, alguns antigos prisioneiros”, explicou a Coordenadora.

Acrescentou que CD foi um lugar de opressão e que negava as pessoas os seus direitos e liberdades, mas hoje, argumentou, se transformou num espaço aberto ao diálogo e de promoção dos direitos humanos. 

A CD, segundo Cadija Mané, está aberta ao diálogo entre diferentes organizações da sociedade civil que comungam as ideologias ligadas a defesa dos direitos humanos.

O segundo aniversário da Casa dos Direitos foi assistido pelo Primeiro-Ministro eleito, Domingos Simões Pereira, do Representante do Fundo da Nações Unidas para Infância UNICEF e de pessoas ligadas a cultura.


ANG/LPG/JAM  

    

Sem comentários:

Enviar um comentário