quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Crise política



União Africana se congratula com CEDEAO na aplicação de sanções aos políticos guineenses

Bissau,15 Fev 18 (ANG) – O Conselho de Segurança da União Africana (UA) congratula com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na aplicação de sanções  aos políticos guineenses que terão impedido o cumprimento  do Acordo de Conacri.
Representante da União Africana no país

Segundo a Rádio “Jovem”, a decisão da (UA) consta no comunicado final da  reunião do Conselho de Segurança da organização realizada no dia 12 do corrente na sede da UA, em Adis Abeba(Etiópia).

No comunicado, a União Africana (UA) pede a colaboração da comunidade internacional com a (CEDEAO) para a implementação efectiva das sanções à 19 políticos guineenses por alegado obstrução do Acordo de Conacri, vista como única via para acabar com crise política no país.

Exorta os políticos a trabalhar para implementação do Acordo de Conacri, assinado no dia 14 de Outubro 2016.

O acordo de Conacri prevê a nomeação de um Primeiro-ministro de consenso e de confiança do presidente da República e formação de um governo inclusivo pelos partidos com representação parlamentar, entre outras.

No documento a organização pediu também as forças de defesa e segurança a continuarem firmes na sua posição em cumprimento da Constituição da República. ANG/LPG/ÂC/SG

1 comentário:

  1. A Uniao Africana deve saber que a Guine Bissau e um Pais soberano e as arbitrarias ou tendenciosas sancoes preferidas nao resolvem nada na Guine Bissau mas sim vem complicar o Pais enriquecendo wlgumas pessoas interessadas na riqueza da GB.
    Basta, a sancoes debordadas tocando os nao politicos e nao assinantes do referido e dito acordo. As sancoes feitas demonstram claras interesses ocultos das pessoas nacionais e alem fronteiras no nosso Pais.

    ResponderEliminar