quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Sociedade Civil



         REMSECAO forma mulheres e jovens  sobre prevenção de conflitos

Bissau, 01 Fev 18 (ANG) – A Rede de Paz e Segurança as Mulheres no Espaço da CEDEAO (REMSECAO) em colaboração com a ONG sub-regional, Instituto Gore, iniciou hoje em Bissau uma formação visando impulsionar a dinâmica de união no seio da sociedade civil guineenses para uma melhor implicação no processo político em curso no país.
 
O evento, que termina amanhã, sexta-feira é financiado pelo governo de Canadá e tem por objectivo reforçar as capacidades das organizações da sociedade civil nacional no domínio da boa governação, paz e segurança e contribuir na melhoria de sinergias destas organizações para contribuírem qualitativamente no processo político guineense.

A necessidade de dotar as mulheres de ferramentas numa perspectiva de relançar e aprofundar o diálogo político e facilitar a criação de uma plataforma da sociedade civil para uma contribuição efectiva na implementação de políticas públicas, é outro objectivo deste atelier.

A cerimónia de abertura desta sessão de formação, que conta com participação de 40 representantes das organizações da sociedade civil, mulheres e jovens, foi presidida pela Presidente da REMSECAO,Elisa Tavares Pinto, que na ocasião regozijou-se pelo facto de o sonho da sua organização ter sido concretizado com a congregação de todas as organizações nesta única plataforma de diálogo.

Elisa  Pinto apelou as organizações da sociedade civil guineenses a trabalharem no sentido de promover um entendimento político durável para a paz na Guiné-Bissau, um diálogo inclusivo e exercício de uma cidadania efectiva, baseados em valores democráticos.

A Presidente da REMSECAO exortou para a necessidade das organizações da sociedade civil serem “mais reagentes do que recipientes nas suas actuações” e lutarem contra a pobreza extrema ,“resultante da constante instabilidade política que se vive no país” há décadas.

“O nosso principal objectivo é de estabilizar e colocar a Guiné-Bissau no caminho do desenvolvimento com base na paz”, frisou Elisa Tavares Pinto ao concluir o seu discurso de abertura.

Antes disso, o Presidente do Instituto Gore, Doudou Dia fez uma retrospectiva das actividades realizadas no país pela sua organização, em colaboração com parceiros locais, de 2003 à esta parte.

A história da sociedade civil: definição e discussões, definição e ligação da sociedade e liderança e advocacia, bem como diálogo entre parceiros e conflito: analise e compreensão e ainda técnicas de resolução de conflitos são temas que serão abordados ao longo destes dois dias de formação. ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário