quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Carnaval 2018



    Faltou verbas para realização de desfile nacional – ponto mais alto da festa

Bissau,14 Fev 18 (ANG) - A Guiné-Bissau não viveu este ano grandes momentos de disputa aos prémios  entre os vários grupos carnavalescos que representam as diferentes regiões do pais.

A habitual animação, inovação e criatividade em termos de máscaras, dança e apresentação artísticas nos mais variados aspectos que caracterizam o carnaval guineense não se evidenciaram devido à falta de verbas.

Só na segunda-feira, penúltimo dia de carnaval, é que a  Direção Geral da  Cultura Direção-geral da Cultura conseguiu entregar os prémios  aos vencedores do carnaval 2017 numa cerimónia animada pelo grupo de  Chão de Papel Varela ,vencedor do carnaval 2017, com exibição de diferentes estilos de dança. 

O Grupo Netos de Bandim e a Região de Biombo também brindaram o público com os seus ritmos que mereceram aplausos dos presentes, inclusive de turistas.

Depois da entrega dos prémios, o ministro da Juventude, Cultura e Desporto do governo exonerado, Tomás Gomes Barbosa, disse que a participação das regiões no desfile nacional, mostra o valor da etnia e da diversidade cultural da Guiné-Bissau.

Assegurou ainda que conseguiu honrar o seu compromisso de entregar os prémios aos vencedores do carnaval 2017, tendo prometido, no entanto, que o Ministério vai começar a trabalhar para que o carnaval 2019 seja realizado com êxito, de forma a demonstrar ao mundo que a Guiné-Bissau tem diferentes valores culturais.

“A nossa vitória é o desenvolvimento do país, bem como mostrar a nossa cultura e dignificar a nossa identidade como país com diferentes mosaicos étnicos, notou o ex.governante. 

O carnaval 2017 que decorreu sob o lema, “Cultura como fator de inserção social e económica”, teve como vencedor ao nível de desfile nacional, o grupo Chão de Papel Varela, do Sector Autónimo de Bissau e levou o valor de cinco milhões de francos CFA.

O grupo da região de Cacheu que ocupou a segunda posição, recebeu uma soma de três milhões de francos CFA. Na terceira posição estava a região de Biombo, que recebeu dois milhões francos CFA.

Ao nível de rainhas, a região de Biombo venceu esta categoria com 84 pontos e levou uma soma de 1.500 000 (Um milhão quinhentos mil) francos CFA. A segunda posição foi para a Rainha da região de Quínara que obteve 75 pontos, recebeu 1.000 000 (Um milhão) de Francos CFA. 

O Grupo do Bairro de Chão de Papel Varela (SAB), ficou na terceira posição com 66 pontos, foi entregue pela Comissão a soma de 500 000 (Quinhentos mil) francos CFA. ANG/O Democrata

Sem comentários:

Enviar um comentário