sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Legislativas 2018



Líder do PS-GB exige respeito ao calendário eleitoral 

Bissau, 09 Fev 18 (ANG) – O Líder do Partido Socialista da Guiné-Bissau (PS-GB), Secuna Baldé exigiu as autoridades nacionais para respeitarem o calendário da realização da próxima eleição legislativas e lembrou que a presente legislatura termina em Abril próximo.

Citado pelo Jornal Nô Pintcha na sua última edição, Secuna Baldé disse acreditar que, se houver boa vontade, a Assembleia Nacional Popular poderia reunir-se uma única vez em plenária para eleger  nova Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o respectivo presidente.
Acrescentou que a partir daí, o país estaria em condições de organizar o próximo escrutínio dentro do calendário normal, que seria entre Outubro e Novembro do ano em curso.

Questionado sobre a possibilidade de estabelecimento de uma plataforma de coligação entre “pequenos” partidos para enfrentar os “grandes” como o PAIGC e o PRS nas próximas legislativas, respondeu que tudo depende da evolução da situação política nos próximos tempos.

Em relação a questão se acredita na realização do escrutínio ainda este ano, depois da nomeação do novo primeiro-ministro, cujo nome não constava da lista aprsentada no ambito do Acordo de conacri  mas que  o chefe de Estado atribuiu a missão de organizar as eleições legislativas, Secuna Balde foi muito lacónico na sua resposta: “Se houver consenso tudo será possível”.­

Sobre a crise política prevalecente há três anos, o líder do PS-GB aponta o dedo acusador aos políticos que a despoletaram e a sustentaram até a data presente.

Olhando para a situação interna do PS-GB, aquele político garantiu que os militantes do seu partido estão empenhados na organização interna e estão convictos de que o partido é a esperança dos guineenses, principalmente mulheres, jovens e camponeses.

Secuna Baldé disse que o PS-GB é uma organização com uma ideologia que dá esperança à todos que aspiram por uma vida melhor.

Baldé explicou que o PS-GB possui militantes e dirigentes com experiencia e capacidade intelectual e conta com uma grande adesão principalmente das mulheres e jovens. 

  ANG/JD/JAM/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário