sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Politica

    CEDEAO anuncia efetividade de sanções contra dirigentes políticos do país

Bissau, 02 Fev 18 (ANG) – A Missão da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), anunciou  quinta-feira a aplicação de sanções coletivas e individuais aos assinantes do Acordo de Conacri, a partir de 1 de Fevereiro do ano em curso.

Faure Gnassingbé Presidente em exercício da CEDEAO
Em comunicado final a missão desta organização sub-regional  declara  que a nomeação do novo Primeiro-ministro de consenso tal como preconizado pelo Acordo de Conacri não foi respeitada.

“ A missão entende que sem a aplicação integral do documento em causa nomeadamente a nomeação de um Chefe de Governo de consenso e a formação de um governo inclusivo, não estão reunidas as condições para a organização de eleições credíveis e inclusivas “,refere a nota.

No comunicado a missão lamenta  o não respeito pela liberdade de reunião, reconhecido pela Constituição da Guiné-Bissau, e também pelos instrumentos jurídicos da CEDEAO, da União Africana e das Naçôes Unidas. Por isso, a missão  apela as autoridades guineenses a respeitar o Estado de direito, direitos dos homens e a liberdade de reunião.

A missão exorta ainda na missiva final as forças de defesa e de segurança a manterem uma posição republicana de neutralidade e  longe dos políticos.

“A missão nota com satisfação o nível e qualidade da colaboração da organização regional com os seus parceiros e  apela a União Africana,  Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP),a União Europeia e as Nações unidas no sentido de apoiarem  a CEDEAO na aplicação das sanções impostas”, lê-se na nota.

A delegação da CEDEAO que esteve no pais de 1 a 2 do mês em curso teve como objectivo averiguar a evolução do cumprimento do Acordo de Conacri e de Bissau conforme a decisão da sessão extraordinária da Conferencia dos Chefes de Estados e de Governos da organização realizada em Adis Abeba, na Etiópia a 27 de janeiro último. ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário