sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Industria



“PALMCORP” promete investir na produção de óleo palma em Bubaque

Bissau,09 Fev 18 (ANG) – A empresa norte-americana denominada African Palm Corporation (PALMCORP) prometeu investir na produção industrial do óleo de palma, no sector de Bubaque, região de Bolama bijagós, sul do país. 

Imagem Ilustrativa
De acordo com o jornal “o Democrata”, um acordo para o efeito foi recentemente assinado na Casa do Ambiente, em Bubaque entre o presidente da empresa americana, Óscar Faria e elementos representativos das diferentes comunidades das ilhas de Bijagós, tendo se comprometido a fornecer o produto apenas a essa empresa americana.

 Para além da produção de óleo de palma, a Palm Corporation vai também investir na compra, colecta, repovoação, classificação, armazenamento, processamento e transporte dos produtos e derivados da palmeira, numa área estimada em mil hectares.

No documento, os régulos das comunidades das ilhas do arquipélago de Bijagós prometeram cooperar com a empresa para facilitar o intercâmbio e a interação com o membros das referidas cumunidades na realização de actividades relacionadas com os produtos derivados de  palmeiras.

O acordo válido para 10 anos define  que a empresa não é proprietário das terras mas  sim responsável pela colecta, armazenamento, processamento, transporte do produto e derivados da palmeira. 

Após assinatura do acordo,  o presidente da empresa, Óscar Faria disse que estão despostos à contribuir para o desenvolvimento extraestrutural social das ilhas com dez por cento do rendimento anual, nos sectores da saúde, ensino, transporte, água potável e centros de formação profissional, bem como em outras necessidades  apresentadas pelas comunidades.

“E mais: no âmbito desse acordo, vamos atribuir 90 por centro de emprego, ou seja 39  membros da comunidade das ilhas vão trabalhar na empresa”, garantiu.
Óscar Faria revelou que todo o investimento vai ser assegurado pela empresa e que o preço da compra do produto será fixado pelas comunidades, antes do início da compra e venda.

“A comercialização e processamento industrial ficam reservados a empresa African Palm Corporation” ressalvou o empresário americano de origem Venezuelana.

ANG/LPG/SG
  



Sem comentários:

Enviar um comentário