segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

VIH/SIDA



Secretário executivo promete diminuição da taxa de prevalência no país

Bissau, 26 Fev 18 (ANG) - O Secretário Executivo de Secretariado Nacional de Luta contra Sida (SNLS) prometeu  quinta-feira trabalhar, no máximo, para reduzir a taxa de prevalência de VIH/SIDA na Guiné-Bissau.

Califa Soares Cassamá falava por ocasião da visita às instalações do SNLS de uma delegação do Fundo Global das Nações Unidas que apoia a luta contra a Sida e outras doenças.

 “Na Guiné-Bissau, a taxa de prevalência actualmente está entre 3.3 por cento, cerca de 12 mil pacientes estão a receber tratamentos anti-retrovirais”, referiu aquele responsável.

Acrescentou que para diminuir a prevalência da doença no país é necessário ter condições de trabalho e que por isso estão a fazer algumas mudanças no sentido de lutar para alcançar o objectivo 3/90 definido pelo Fundo Mundial até 2030. 

Agradeceu ao governo da Guiné-Bissau e o Fundo Mundial pelo gesto de apoiar a reabilitação dos seus edifícios.

Cassamá informou que a taxa de VIH/SIDA no país tem maior incidência  na camada juvenil, em particular nas raparigas.

Por sua vez, o Gestor do  Fundo Global, Joshua Galjour manifestou o seu contentamento pelo resultado dos investimentos feitos na reabilitação do edifício da SNLS.

Joshua Galjour disse que o SNLS é um parceiro privilegiado pelo Fundo Global e que a Guiné-Bissau é um país prioritário pela organização de modo que vão continuar a dar os seus apoios ao país nos próximos três anos. 

Referiu igualmente que acabaram de assinar duas novas subvenções de cerca de 37 milhões de euros para apoiar a luta contra VIH/SIDA, tuberculose entre outras doenças na Guiné-Bissau.  

ANG/AALS/ÂC/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário