sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Política



Líder do parlamento considera extemporânea a dissolução da ANP

Bissau,16 Fev 18 (ANG) - O Líder do Parlamento, Cipriano Cassamá considerou quinta-feira que seria extemporânea eventual dissolução da Assembleia Nacional Popular (ANP) pelo Chefe de Estado, José Mário Vaz.

Cassamá é de opinião de que mesmo invocando a Constituição da Guiné-Bissau, o Presidente da República não pode derrubar o parlamento neste momento, porque existe um acordo rubricado pelos atores políticos para acabar com a crise política no país.

“O Presidente da República podia ter tomado esta decisão. Seria extemporânea neste momento, porque ele não tem base no Acordo de Conacri para fazê-lo e nem a competência de fazê-lo. No que toca a Constituição da República podia ter feito, mas agora não pode porque existe um acordo”, argumentou Cassamá.

O Presidente do hemiciclo guineense falava à imprensa após um encontro com o novo Primeiro-ministro, Artur Silva, que durou mais de duas horas.

Questionado pela imprensa se o parlamento vai apoiar a nomeação de Artur Silva, Cipriano Cassamá, limitou-se a dizer que a solução da crise na Guiné-Bissau passa pelo cumprimento do Acordo de Conacri, rubricado desde Outubro de 2016, na Guiné-Conacri pelos atores políticos. 

ANG/Rádio Jovem


1 comentário:

  1. em que mundo que um acordo extra tera peso mais do que uma constituição da Republica? Quais sao as bases solidas face a uma constituição da Republica?

    Todos acordos ou leis que venham a surgir, sao elaboradas na base da constituição da republica.

    ResponderEliminar