quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Ambiente/ Parque de Lagoa de Cufada e comunidade local se entenderam sobre  modalidades de intervenção nas zonas circundantes

Bissau,27 Ago 20 (ANG) - As  Estruturas de Gestão do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas  (IBAP) no Parque da Lagoa de Cufada  e comunidade local se entenderam  quarta-feira a volta das intervenções no  interior do Parque, noticiou


a Rádio África.

O entendimento foi alcançado graças a intervenção do ministro do Ambiente e o Secretário de Estado da Ordem Pública , e colocaram termo às constantes disputas entre estruturas do IBAP e a população local sobre  terrenos de lavoura no interior do Parque.

 Viriato Soares Cassamá e Mário Fambé  efetuaram visita àquela área, tendo no terreno constatado a real situação.

Segundo a Rádio África FM, em declarações aos jornalistas, Viriato Soares Cassamá disse que o conflito em causa foi provocada por pessoas não residentes no Parque.

Revelou   que os jovens da aldeia venderam terrenos pertencentes ao Parque à algumas pessoas  sem conhecimento do Governador regional e das estruturas de gestão de parque.

Cassamá esclareceu que o Parque de  Lagoa de Cufada, à semelhança de outros, tem as suas regras que devem ser  cumpridas.

Por outro lado deixou claro para todos que  os residentes têm acesso e podem usar os recursos ali existentes  para benefícios próprios mas de  uma forma programada.

Indicou,  a título de exemplo, que se um residente do Parque precisar de “cibe” para cobertura da sua casa deve pedir autorização aos agentes do IBAP e se igualmente necessitar de praticar a pesca para seu consumo pode fazê-lo.  “Mas se for em grande quantidade para vendas no mercado isto  será impossível”, disse.

Por sua vez, o Secretário Estado da Ordem pública Mário Fambé saudou o entendimento alcançado entre as partes e destacou que o relacionamento entre os civis e os agentes policiais é indispensável.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário