segunda-feira, 24 de agosto de 2020

                              Rússia/Alexeï Navalny hospitalizado em Berlim

Bissau, 24 Ago 20 (ANG) - O opositor russo, Alexeï Navalny, em estado de coma depois de "envenenamento", segundo os seus familiares já se encontra hospitalizado em Berlim. 

Segundo fontes ligadas à sua ida para Berlim , o  estado de saúde de  Navalny é estável desde que ele foi transferido da Rússia para a Alemanha.       

Alexeï  Navalny chegou  sábado à capital alemã  cerca das 10h20 loc

ais  (08h20 GMT) ao serviço de urgência  do  Hospital da Caridade, num cortejo formado  por  duas ambulâncias e escoltado pela polícia.

Segundo Jaka Bizilj da ONG alemã Cinema for Peace, que se encarregou do  transporte de Navalny para Alemanha após duras negociações com as autoridades russas, o opositor russo revela uma evolução estável.

A direcção do Hospital da Caridade de Berlim informou que os médicos do reputado estabelecimento estavam a efectuar um  diagnóstico  global do estado de saúde de Alexeï Navalny, que poderá durar algum tempo.

Os médicos envolvidos na realização dos exames,sublinharam que só depois da conclusão dos mesmos,  eles poderão pronunciar-se sobre a evolução clínica do opositor russo.

Familiares e círculos afectos à Navalny alegam, desde a passada quinta-feira, que  o opositor russo foi vítima de um envenenamento, com um produto  que  teria sido misturado com um chá tomado por  ele, no decurso de uma viagem aérea entre Omsk, na Sibéria, e Moscovo. Os médicos russos refutam semelhante tese.

A chegada à Berlim de Alexeï Navalny, concretizou-se depois de um face à face  tenso  entre os seus  familiares e  os  médicos  russos, no que diz respeito à sua evacuação  para a  Alemanha.

O hospital russo, no qual tinha dado entrada o antigo advogado e agora mediático opositor, deu a luz verde, na sexta-feira à noite, para a transferência de Navalny  para Berlim, depois de se ter inicialmente oposto à medida.

Alexeï Navalny começou a sentir-se mal, no decurso de uma viagem aérea  efectuada na quinta-feira, dia 20  de Agosto, entre a cidade de Tomsk na Sibéria e Moscovo. O avião em que viajava o opositor, efectuou uma aterragem de emergência em  Omsk, na Sibéria ocidental, onde Navalny foi colocado em reanimação sob respiração artificial, pouco tempo depois da sua admissão no hospital.

O Hospital da Caridade de Berlim  tinha  tratado em  2018, um outro opositor russo , Piotr Verzilov, apoiado  também pela ONG Cinema  for Peace.  Uma  vez  curado, Verzilov denunciou  ter sido objecto de um  envenenamento.

As autoridades de Moscovo negaram todo e qualquer  envolvimento seu, no alegado envenenamento de Alexeï Navalny.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário