quarta-feira, 26 de agosto de 2020

                   Saúde pública/África está livre do poliovírus  selvagem

Bissau,26 Ago 20(ANG) – A Comissão Regional Africana para a Certificação da Erradicação da Poliomelite, , declarou oficialmente na terça-feira que a região africana da Organização Mundial de Saúde(OMS), está livre do poliovirus selvagem.

De acordo com um comunicado à imprensa da OMS enviado à ANG, o referido órgão independente responsável pelo seguimento e supervisão do processo de certificação no continente, informa que o acontecimento marca a erradicação do segundo vírus da face do continente desde a eliminação da varíola há 40 anos.

“Hoje é um dia histórico para África. A Comissão Regional Afric


ana para a Certificação da Erradicação da Poliomelite(ARCC), tem o prazer de anunciar que a Região cumpriu com sucesso os critérios de certificação da erradicação do poliovirus selvagem, não tendo sido notificado nenhum caso do vírus na Região há quatro anos”, disse a professora Rose Gana Fomban Leke, Presidente da Comissão.

O comunicado refere que a decisão da ARCC ocorre após um processo exaustivo de documentação e análise da vigilância e vacinação da poliomelite que dura há várias décadas, assim como da capacidade laboratorial dos 47 Estados-Membros da Região, que incluia a realização de visitas de verificação no terreno em cada pais.

A nota da OMS acrescenta que em 1996, os chefes de Estados africanos comprometeram-se a erradicar a poliomielite durante a trigéssima segunda sessão ordinária da Organização da Unidade Africana, em Yaoundé, nos Camarões, salientando que na altura, estima-se que a poliomielite estava a paralisar cerca de 75 mil crianças por ano no continente africano.

No mesmo ano, prossegue a Nota, Nelson Mandela, com apoio do Rotary Internacional, impulsionou o compromisso do continente em erradicar a poliomielite com o lançamento da campanha “Kick Polio Out of África”.

Indica  que o apoio de Nelson Mandela incentivou as nações e os líderes africanos em todo o continente a inrensificarem os seus esforços para que a vacina contra a poliomielite chegasse à todas as crianças.

O comunicado da OMS indica que o último caso de poliovirus selvagem na Região foi detectado em 2016, na Nigéria e desde 1996, os esforços de erradicação da poliomielite permitiram evitar que 1,8 milhões de crianças sofressem de uma paralisia debilitante irreversível e salvar cerca de 180 mil vidas.

“Esta é um marco memorável para África. As futuras gerações de crianças africanas podem agora viver sem medo de contraírem o poliovirus selvagem”, disse Matshidiso Moeti, Directora Regional da OMS para África.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário