quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Comunicação social/João Quintino Teixeira apela governantes a darem mais atenção  à ANG devido sua importância na promoção do país

Bissau, 20 Ago 20 (ANG) - O Ex-Director-geral da Agência de Notícias da Guiné (ANG), da jornal Nô Pintcha e da Inacep  fez esta quinta-feira um apelo  aos  governantes no sentido de darem mais atenção à este órgão público de comunicação social   com a finalidade de permiti-lo contribuir com maior intensidade para a promoção da imagem do país.

Quintino Teixeira falava em entrevista exclusiva à ANG, no quadro dos 45 anos da existência da ANG que hoje se assinala.

“Uma Agência de Notícias é um cérebro da comunicação social de um país., Tem por função distribuir as notícias para outros órgãos de comunicação social. Por isso, não pode limitar simplesmente a cobrir as actividades feitas na capital Bissau, mas sim, deve ter uma cobertura à nível nacional”, defendeu o antigo Director-geral da ANG.

Teixeira sublinhou que apesar de existir blogues e as especulações, nas redes sociais, mas uma Agência de Notícias é um órgão que dá credibilidade a informação, guarda as informações do país que  distribui para diferentes parte do mundo.

“A ANG não deve funcionar sem correspondentes nas regiões, na verdade, é importante e fundamental saber o que se passa em todas as regiões do país uma vez que Guiné-Bissau não resume apenas na capital Bissau”, referiu.

João Quintino acrescentou que uma Agência de Notícias deve formar e informar a opinião pública na base de imparcialidade, das normas e ética jornalística, e que devido a esse motivo deve ter  meios para fazer os seus trabalhos.

Sublinhou que infelizmente a Administração Pública deixou de funcionar na Guiné-Bissau com a ida dos portugueses e que actualmente as necessidades pessoais e individuais estão a ganhar força em detrimento do interesse nacional.

“É grave não pensar o país, porque governar é para servir o Povo e não apenas um grupinho de pessoas”, disse aquele responsável.

Acrescentou  que os estágios de formação internacionais são fundamentais para o enriquecimento de conhecimentos de um jornalista e que por isso, as parcerias com diferentes entidades são sempre de louvar.

 João Quintino Teixeira, jornalista de profissão na reforma, foi  Director Geral da Agência de Notícias da Guiné nos anos 90 à 94 uma altura em que a mesma instituição estatal do país funcionava com correspondentes em todas as regiões do país.

Actualmente Agência de Notícias da Guiné funciona com 09 jornalistas, dentre os quais apenas um é efectivo, e os restantes não efectivos  já estão com 14 meses de subsídios em atraso.ANG/AALS/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário