sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Defesa /Presidente da República diz que Forças Armadas e Serviço de Informação e Segurança estão na primeira linha na estabilização do país

Bissau, 21 Ago 20 (ANG) – O Presidente da República afirmou,  quinta-feira, que nesta nova conjuntura do país, as Forças Armadas e os Serviços de Informação e Segurança (SIS), ocupam a primeira linha no combate pela estabilização da sociedade guineense.

Umaro Sissoco Embaló proferiu estas palavras na cerimónia de posse do reconduzido Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas e do Director-Geral do Serviço de Informações de Segurança, respectivamente, Biague Na Tan e Arsénio Lassana Baldé.

O chefe de estado desejou maiores sucessos aos nomeados no desempenho das suas funções em prol do Povo guineense.

“O futuro do nosso país depende de todos nós e nas vossas mãos estão depositadas a responsabilidade de reforçar a confiança de mulheres e homens deste país, no que diz respeito ao bom funcionamento das nossas instituições da República, e de continuar a trabalhar para manter a estabilidade na Guiné-Bissau“, frisou Embalo.

O Chefe de Estado afirmou que estão empenhados na luta para o resgate dos valores da sociedade guineense, salientando que  a razão do Estado tem como horizonte a defesa do país e dos seus cidadãos na perspectiva de defesa e segurança.

Acrescentou que, por isso, a missão dos dois mais altos responsáveis das duas instituições guineenses é de trabalharem em conjunto e de mãos dadas para que se possa cumprir este desejo.

Segundo  o Chefe de Estado,  a recondução do Biague Na NTan e a nomeação de Arsénio Lassana Baldé visam imprimir uma nova dinâmica na defesa da soberania nacional e na segurança colectiva dos guineenses, e igualmente para dar um novo impulso para o processo da reforma efectiva nos sectores da Defesa e Segurança.

“Ao Biague Na NTan, Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, o nosso reconhecimento pela sua contribuição na estabilização  do país e das Forças Armadas, tendo mantido o distanciamento das querelas político-partidárias vividos nos últimos cinco anos.

Disse que esse facto foi testemunhado pelos parceiros, o conjunto da comunicação social, acrescentando que nesse sentido, quer encorajar ao Biague Na Ntan no sentido de continuar a servir de ponte entre a velha e a nova geração da classe castrense, bem como priorizar a formação de quadros para que as nossas tropas possam estar a altura de enfrentar os novos desafios.

O Presidente da República reconheceu que as reformas nos sectores da Defesa e Segurança devem ser encaradas por todos como um processo prioritário de reestruturação e redimensionamento das mesmas, tendo lançado ao Biaguê Na Ntan e aos demais oficiais das Forças Armadas, um conjunto de desafios, entre os quais, a participação nas missões de manutenção de paz, no quadro das organizações regionais e internacionais à que o país pertence, desenvolvimento de produção agropecuária e participação na reconstrução da Guiné-Bissau.

Ao novo Director-geral da SIS, o Chefe de Estado disse que o seu percurso académico, profissional e militar faz acreditar que esta instituição está em boas mãos, frisando que a responsabilidade que recai sobre os seus ombros é enorme e tem uma nobre missão de reestruturar e relançar o serviço da contra –inteligência, para dar respostas rápidas e eficientes aos desafios e ameaças dos novos tempos.

Disse que é importante apostar na formação e na reciclagem de quadros dos serviços sob  sua tutela, o que deve construir a prioridade das prioridades. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário