quarta-feira, 3 de maio de 2023

Legislativas de 04 de Junho/DG do Jornal Nô Pintcha diz acreditar na disponibilização  de fundos por parte do governo aos órgãos públicos para cobertura eleitoral

Bissau, 03 Mai 23 (ANG) – O Diretor-geral do Jornal Nô Pintcha diz acreditar   que o governo vai desbloquear fundos para a cobertura das legislativas de 4 de junho.

Abduramane Djaló que falava em entrevista  conjunta à ANG,o Jornal Nô Pintcha  e a RDN demonstrou estar  esperançoso de que o governo, até a próxima sexta-feira, vai disponibilizar fundos para  órgãos públicos a fim de poderem  acompanhar o processo eleitoral.

Djaló disse que o processo eleitoral é soberano e o Nô Pintcha  tem que ter meios financeiros e sua agenda própria, e por isso, segundo diz, querem fazer uma cobertura isenta em  pé de igualdade à todos os partidos políticos concorrentes.

“Estamos preocupados porque está a escassear o tempo. E tradicionalmente, nesta data tínhamos meios desponibilizados e planos para podermos fazer o nosso trabalho sem irem a reboque de partidos que, para mim, não dignifica nenhum órgão e muito menos um repórter”, frisou aquele responsável.

Disse que presentemente os órgãos têm limitações para mandar os repórteres para fazerem seus trabalhos, tanto na capital e assim como no interior do país.

Djaló sustenta  que o governo vai responder positivamente e ajudar seus órgãos porque, de acordo com ele, está consignado na Constituição da República, a criação dos órgãos públicos, nomeadamente, o Jornal Nô Pintcha, a Agência de Notícias da Guiné, Rádiodifusão Nacional e Televisão da Guiné-Bissau e diz que é obrigação do Estado dar informação ao povo.

Questionado se o seu órgão vai ou não fazer a cobertura das campanhas caso o governo não veio a disponibilizar  fundos aos órgãos públicos para a cobertura das legislativas de 4 de junho, Abduramane disse que não quer acreditar que o governo vai fazer isso.

“Não quero pensar que o governo não vai disbloquear fundos para esse trabalho”, disse sublinhando que estão a dar voltas e a bater as portas para que os órgãos possam ter  condições de fazerem seus trabalhos sem que seus repórtes se desloquem de  boleias de partidos politicos.

A campanha para as eleições legislativas marcadas para 4 de Junho vai iniciar no próximo dia 13 e termina a 2 de Junho,e contará com a participação de 22 partidos políticos e duas coligações. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário