sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Comunicação Social/Novo Secretário de Estado promete melhorar as condições de trabalho nos órgãos

Bissau, 25 Ago 23 (ANG) -  O novo Secretário de Estado da Comunicação Social, Francisco Muniro Conté prometeu hoje encetar diligências para melhorar as condições de trabalho nos órgãos sob sua tutela.

A promessa de Muniro Conté  foi feita em declarações à imprensa depois de ter visitado  a Agência de Notícias da Guiné(ANG) o Jornal Nô Pintcha e a Imprensa Nacional (INACEP)no âmbito de visita as instituições sob sua tutela.

Aquele responsável informou que, nos anos 80 à 90  a ANG  era o fornecedor das notícias de todas as regiões do país à Radiodifusão Nacional, assim como outros órgãos de comunicação social , e diz que  o papel do órgão é de extrema importância na divulgação das notícias.

Muniro Conté acrescenta que,  pelo que constatou, a ANG é que vai precisar de mais  intervenção do Governo, uma vez que está a precisar tanto.

“Farei o meu máximo junto do governo para resolver problemas que afetam os órgãos públicos da comunicação social incluindo a INACEP. Mas só que, depois de criar as condições necessárias vou exigir  qualidade aos respetivos diretores-gerais ”, avisou Muniro Conté.

Salientou que apesar das dificuldades que os órgãos de Comunicação Social público da Guiné-Bissau enfrentam  há situações de  louvar, que é a entrega dos  seus funcionários ao trabalho.

Defende que a comunicação social  é tida como o  quarto poder  pelo que deve ser tratada como tal e promete mais atenção ao setor.

Muniro Conta anunciou que vai apresentar ao Executivo um “Microplano de Emergência”, que  refletem  propostas de  resoluções dos problemas mais urgentes das instituições afetas à Secretaria de Estado da Comunicação Social,  e que podem ser satisfeitas  sem o recurso à grandes parcerias, acordos ou aprovação do Orçamento Geral de Estado.  

“Continuaremos a reunir com os responsáveis para que, juntos, possamos eleger as prioridades das prioridades de cada instituição”,

Questionado sobre a situação dos diretores-gerais  da Radiodifusão  Nacional e da  Televisão  da Guiné-Bissau, Mama Saliu Sane a Amadú Djamanca respectivamente,   que entregaram, recentemente,  pedidos de demissão, Muniro Conté reiterou que vai haver mudanças nos órgãos   e diz que o procedimento dos dois pode até ser uma questão de cortesia ou de coerência na medida em que a Secretaria de Estado da Comunicação Social já não contava com eles.


Questionado na qualidade de Porta-voz do Governo sobre
 questão de novos preços de arroz anunciados pelo Governo mas que o presidente da Associação de Retalhistas dos mercados de Bissau pôs em causa, Muniro Conté  garantiu que a medida de redução do preço de arroz decidida  pelo governo irá vigorar na sua plenitude. ANG/AALS/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário