Saúde Pública /Novo ministro pede tempo para diagnosticar problemas existentes na área para poder dar resposta necessária
Bissau 21 Ago 23 (ANG) – O novo ministro da Saúde Pública pediu hoje tempo à população guineense para poder dar resposta necessária aos problemas que afetam o setor.
Domingos Malú fez este pedido depois de visitar o Hospital Nacional Simão Mendes.
Disse que está em curso um diagnóstico mais profundo para dar resposta aos guineeses, para poderem sentir que, de fato, há pessoas interessadas a ajudar o povo a ter melhores cuidados de saúde, sobretudo, no maior centro hospitalar do país.
Malú disse que esssas visitas de constatações vão ser feitas ao nível nacional, e que se iniciou no Simão Mendes por ser o maior hospital.
Garante que vai visitar hospitais regionais e centros de saúde tipo B e C que dão cuidados ambulatórios, em todo o país.
Falando sobre o pessoal de saúde retido so sistema de pagamento Domingos Malú disse que sendo o sistema da saúde uma das prioridades deste Governo e que o elemento essencial nesse sistema são as pessoas, a prioridade passa pela recuperação de quem realmente estava a prestar os serviços alinhados no sistema.
“Que volte ao seu serviço para depois se ver como renegociar a questão do seu pagamento”, disse o governante.
Domingos Malú garantiu que logo na primeira reunião do Conselho de Ministros esse assunto será sua primeira prioridade perante os demais membros de Governo, uma vez que a falta desses técnicos esta a criar dificuldades.
“Hoje vimos que os indicadores estão a caír em todas as direções e a causa maior, sem fazer qualquer tipo der estudo, é a falta de pessoal nos centros de saúde”,vincou Malú. ANG/MSC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário