quarta-feira, 30 de agosto de 2023


Política
/Conselho de Ministros aprova Projeto de Decreto-Lei sobre Política Nacional de Proteção Integral da Criança

Bissau, 30 ago 23 (ANG) – O Conselho de Ministros aprovou  terça-feira, numa sessão extraordinária presidida pelo Primeiro-ministro, Geraldo Martins, o Projeto de Decreto-Lei sobre a Política Nacional de Proteção Integral da Criança.

A informação consta num comunicado deste orgão governamental à que a ANG teve acesso esta quarta-feira.

Segundo o comunicado, o executivo ainda adotou o Protoclo à Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos relativo aos direitos das pessoas com deficiência em África.

No que tange às nomeações, o Conselho dos Ministros deu anuência a que por Despacho do Primeiro-ministro, se efetue a movimentação do Pessoal Dirigente da Administração Pública.

Nesse quadro, na Secretaria de Estado da Comunicação Social, e para o cargo do Diretor-geral da Rádio Difusão Nacional (RDN) foi nomeado o jornalista Deraman Dansó, e o jornalista Tegna Na Fafé,  foi nomeado  Diretor-geral da Televisão da Guiné-Bissau.

Daraman Danso e Tegna na Fafe substituem Mamasaliu Sane e Amadú Djamanca, respetivamente.

Na  Secretaria de Estado das Telecomunicações e da Economia Digital, Amizade Farã Mendes é o novo Presidente do Conselho de Administração de Autoridade de Regulação das Telecomunicações (ARN), Nelson de Barros, Vogal para Área Técnica e o Augusto Mário Có, Vogal para Área Jurídica.

Ainda no capitulo de nomeações, no Ministério de Economia e Finanças, José Demba Buaró foi nomeado  Diretor-geral das Alfândegas, Sabino Gomes Júnior, Diretor-geral de Agência de Supervisão de Atividades de Poupança e Microcrédito e Dibo da Costa , Diretor-geral dos Concursos Públicos.

No Ministério de Administração Territorial e do Desenvolvimento Local, de acordo o mesmo comunicado, Marciano Mendes é nomeado  Secretário-geral, Namar Malú, Inspetor Geral, Ama Tidjane Seidi é o Diretor-geral do Poder Tradicional, Mamadu Serifo Djaló é o Diretor-geral de Administração do Território.

Ainda no mesmo pelouro,  Undjon Mango foi nomeado  Diretor-geral da Descentralização Administrativa e Desenvolvimento Local, Rui Jorge Cabral Miranda Lima é  novo Diretor-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE),  Apolonário da Silva, Diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Municipal, e o Júlio César Nosoliny é agora novo Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB).

No Ministério de Ação Social, Família e Promoção da Mulher lê-se que é a senhora Maura Gomes Nhaga, a nova  Diretora-geral da Família e Promoção da Mulher, Indjai Mané ao cargo de Diretora-geral de Inclusão Social, Lúcio Leandro Balencante Rodrigues é o Diretor-geral de Proteção Social e a Quité Djata para o cargo de Presidente do Instituto da Mulher e Criança. ANG/DMG/ÀC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário