quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013




Carnaval infantil: Plan-GB e as crianças unidos na promoção da diversidade cultural

Bissau, 13 Fev. 13 (ANG) -  "As crianças na  promoção da diversidade cultural" foi o lema do carnaval infantil realizado dia 9 de Fevereiro na cidade de Bafatá, organizado pela ONG Plan Guiné-Bissau (PLAN-GB).

O evento cultural animado de muita música tradicional, folcrórica e humor, contou com a participação em massa de crianças de 9 escolas da zona leste do país, das da Fundação "Ninho da Criança" e os menores deficientes visuais da Escola Bengala Branca.

Durante o evento, as crianças exigiram à sociedade, através de danças, canções, poesias e peças teatrais, o respeito pela Convenção dos Direitos das Crianças (CDC) e manifestaram-se contra a mutilação genital feminina, o casamento forçado e abuso sexual contra menores.

Ao longo do desfile, o público acompanhou mensagens de apelo a paz e estabilidade na Guiné-Bissau , a necessidade do registo de nascimento de menores e de acesso ao ensino gratuíto para as crianças.

No final da festa, todas as crianças que participaram no desfile receberam um conjunto de materiais escolares, como prémio de incentivo à escola.

O Secretário de Estado de Ensino (SEE), agradeceu a PLAN-GB pelas suas acções em prol das crianças nomeadamente na área de educação, saúde e fornecimento de água potável.

Salvador Tchongo pediu ainda as crianças para que valorizem a cultura nacional, por ela ser a principal identidade de um povo e lançou um desafio ao proprio ministério no sentido de trazerem nos manuais simbolos do mosaico étnico que representam os padrões culturais da Guiné-Bissa.

O SEE reiterou o engajamento do Governo no cumpremento da CDC e demais leis a favor da defesa e promoção dos direitos das crianças.

De igual modo, o Governador da região de Bafatá, Lassana Fati agradeceu a PLAN-GB pelo apoio que tem dado as comunidades da região de Bafatá na execução de vários projectos nas áreas de saúde, educação, água e saneamento em que as crianças são principais beneficiários.

Na sua opinião, as crianças devem ser proporcionadas boas condições de desenvolvimento harmonioso e integrado, e prometeu total colaboração do no qual elas podem contar sempre governo regional de Bafatá.
Para o representante interino da PLAN-GB, a CDC apela as sociedades a escutarem as crianças, a permitirem-lhes expressar os seus pontos de vista e a participarem na tomada de decisão que afectem as suas vidas.

 De acordo com Salum N`Dau, o carnaval infantil é um exemplo inequívoco da capacidade das crianças de se exprimirem sobre assuntos que lhes dizem respeito.

A Plan como organização de desenvolvimento centrado na criança defende entende que a participação das crianças nas decisões que afectam a sua vida é fundamental para a promoção e respeito aos seus direitos e para o desenvolvimento das suas capacidades, acrescentou o representante da PLAN-GB.

Para o responsável de comunicação de UNICEF, Venício de Carvalho, a festa do carnaval deve servir de reflexão a volta da promoção da cultura da paz e busca de caminhos para o desenvolvimento bem-estar e protecção das crianças.

O representante do parlamento infantil, Rasul Mané aproveitou aocasião para convidar a todas as entidades governamentais e não governamentais a continuarem a investir em acções de sensibilização da sociedade em geral sobre o respeito aos direitos das crianças, por forma a consolidar e construir uma sociedade onde as crianças sejam prioridade absoluta. 

ANG/ AMS

Sem comentários:

Enviar um comentário