sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Ministério das Finanças suspende actividades de cerca
de 30  despachantes e seus colaboradores

Bissau, 31 Jan 13(ANG)- O Ministério das Finanças (MF) decidiu através de um Despacho  suspender das suas actividades aduaneiras  29  Despachantes Oficiais, Ajudantes Despachantes e Caixeiros, alegadamente por envolvimento em  fraude fiscal.
Segundo o despacho a que a ANG teve acesso, aos visados são suspensas as células de exercício de profissão e consequentemente o barramento de acesso ao sistema Sidónia ++ em todas as instâncias aduaneiras do país.
De acordo com o despacho, esta medida veio na sequência de uma denúncia de fraude fiscal entre 2007 e 2008 junto ao Ministério Público dando origem a um procedimento criminal contra alguns funcionários da Direcção Geral das Alfândegas, Despachantes Oficiais, Ajudantes Despachantes e Caixeiros. 
Segundo o ministro das Finanças, Abubacar Demba Dahaba, a decisão visa disciplinar o aspecto fiscal, combatendo as cobranças duvidosas nas alfândegas, para organizar da melhora forma a colecta das receitas que o Estado perde.
As sanções, segundo Dahaba, só vão ser levantadas depois do valor desviado por cada um dos infractores ser reposto.
“Neste momento ninguém está na prisão, simplesmente tomamos uma medida administrativa para ver a evolução da situação a nível da justiça”, esclareceu.
ANG/ AMS


Sem comentários:

Enviar um comentário