segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Forças Armadas da Guiné-Bissau vão integrar fase de reconstrução do Mali

Bissau, 31/01/013 (ANG) - O Chefe de Estado-Maior Geral das Forças Armadas do Senegal (CFMGFAS) afirmou que as Forças Armadas Guineenses vão integrar a missão da reconstrução do Mali, isto é, a fase pós-guerra em curso para a reconquista do norte daquele país.

Mamadou Sow que falava no quadro do balanço de 48 horas ao País justificou que, depois de terminada a primeira fase que é a de Guerra, o contingente único da Guiné-Bissau e Senegal irão participar na reconstrução do país oeste africano devastado por rebeldes islâmicos, pelo que de momento estão a preparar para participar no quadro da CEDEAO.

De acordo com o mais militar mais graduado senegalês, a preparação dos militares dos dois países a destacar para a Missão de Reconquista do Mali (MISMAR), inclui habilidade militar no terreno e assegurar a logístico para as forças presentes no teatro das operações.

Ao nível da cooperação disse que existe vontade política, e acrescentou que as duas partes acordaram em implementar patrulha conjunta na fronteira comum dos dois países dentro de breve. Em relação ao balanço da visita disse tratar-se de uma visita de cortesia ao seu homólogo e as autoridades Guineenses.

Durante a sua estada no País o CEMGFA do Senegal manteve encontros com as autoridades do país, assim como visitou alguns aquartelamentos onde se encontram instaladas a força de alerta da CEDEAO para a Guiné-Bissau (ECOMIB).

Mamadou Sow visitou ainda o Centro de Formação de Oficiais em São Vicente, o Hospital Militar “Amizade sino-guineense” e o quartel de Cumeré onde se encontra o grosso do contingente senegalês da ECOMIB.

Nestas suas deslocações, o CEMGFA do Senegal esteve acompanhado do VICE-LHES da Guiné-Bissau, Mamadu Turé “Nkrumah” e altos Oficiais das Forças Armadas Guineenses.

ANG/AI/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário