quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Vladimir Deuna apresenta-se na corrida a presidência do PAIGC

Bissau, 06. Fev. 13 (ANG) - Vladimir Deuna, 29 anos, o até agora mais jovem candidato a apresentar-se à liderança do PAIGC, prometeu que se for eleito quer ser primeiro-ministro para implementar o modelo de combate a fome “Fome Zero” do ex-presidente do Brasil Lula da Silva.

A cerimónia de apresentação da sua candidatura decorreu no último fim-de-semana no espaço de diversão “Lenox”, durante a qual o jovem candidato licenciado em Direito no Brasil, garante que vai ser o futuro primeiro-ministro da Guiné-Bissau porque vai ganhar o congresso do PAIGC a decorrer em Maio.·

"Quero reconciliar e renovar a família do PAIGC. O partido precisa de nova geração que não tem compromisso com ninguém senão com o povo. Vou ser presidente do partido e ir para eleições com quadros competentes para assumir a governação a partir das próximas eleições gerais", prometeu Vladimir Deuna, que já apresentou formalmente a candidatura no passado fim-de-semana.

O jovem diz que se for primeiro-ministro não vai perder tempo e a sua prioridade será formar um "Governo coeso" e arrancar com o programa “Fome Zero” que resultou num estrondoso sucesso no Brasil.

"Quero ser o Lula da Silva da Guiné-Bissau. Amílcar Cabral. Ele dizia que devemos seguir os bons exemplos pois isso não é vergonha e nem é errado”, sublinha Vladimir Deuna que afirma que Lula da Silva transformou o Brasil.

“Antes de ele chegar ao poder a pobreza no Brasil era extrema mas ele diminui isso bastante. Eu quero fazer a mesma coisa aqui", frisou.

"Eu quero salvar o meu povo. Como é que penso fazer isso? É ser presidente do PAIGC e logo ser candidato a primeiro-ministro, formar um Governo forte e implementar a política de Fome Zero na Guiné-Bissau", estimou.

Este jovem político defende que a Guiné-Bissau possui grandes potencialidades, pelo que o único caminho para o país é manter cooperação justa com países como Rússia, China, Cuba e Brasil.

"Isto não é uma aventura, eu preparei-me para isto há muito tempo", adverte Vladimir Deuna que afirma-se jurista com domínio do Estado. Acrescentou que não tem medo das elites.
“Sou humilde, sou filho de camponês. Quero debates internos para que os militantes possam saber qual de nós está melhor preparado", desafiou.

Aristides Ocante da Silva e Carlos Gomes Júnior são os outros candidatos que já apresentaram suas intenções publicamente, enquanto o ex-secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira e o empresário Braima Camará limitaram-se a manifestar respectivas intenções de se candidatar a Presidência do maior partido da Guiné-Bissau, mas ainda não o fizeram formalmente.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário