quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Primeiro-Ministro inaugura novo sistema de atendimento do INSS

Bissau, 5. Fev. 13 (ANG) - O Primeiro-ministro de Transição, Rui de Barros inaugurou dia 5 do corrente, o novo sistema informatizado de atendimento aos utentes do Instituto Nacional da Segurança Social e mais três prédios habitacionais em Penha, arredores de Bissau.

Na ocasião, Rui de Barros disse que o acto irá incentivar todos os beneficiários a inscreverem-se no INSS, assim como facilitar a transparência dos dados, tendo incentivado aos outros departamentos estatais para seguirem o mesmo caminho visando a introdução no país de uma governação electrónica.

Por sua vez, o Director-geral do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), que doravante passa a se denominar de Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), afirmou que as novas tecnologias instituída constituem resposta a desafio mundial.

“Os funcionários desta instituição têm agora uma grande responsabilidade, em fazer chegar a segurança social a todos os níveis e em todo o território nacional”, exortou Iaia Djaló.

Declarou que, com a introdução do novo sistema informático, os papeis jamais circularão naquela instituição, acrescentando que, um beneficiário do sistema, pode receber um SMS no seu telemóvel mesmo em casa para saber se o seu assunto está ou não resolvido.

“Temos de modernizar os nossos serviços para ficar mais próximo dos cidadãos e este acto representa um caminho para uma governação electrónica no país e estamos no nível exigido actualmente no mundo” elogiou Iaia Djaló.

No que concerne aos novos edifícios construídos no Bairro de Penha, aquele responsável revelou que custou ao INSS, uma soma de cerca de 400 milhões de francos CFA e que serão alugados para o rendimento patrimonial.

Iaia Djaló apelou ainda aos contribuintes e beneficiários da segurança social para terem a confiança naquela instituição e de contribuírem para a sustentabilidade do sistema, porque quando um indivíduo trabalha na juventude é para depois vir a beneficiar da reforma na velhice.

 O Director-geral do INSS explicou que, trabalham em estreita colaboração com os Bancos e para tal no futuro, passarão a fazer as transferências bancárias das pensões, dos salários e prestações dos trabalhadores.

Para o ministro da Função Pública, Trabalho e Modernização do Estado, Carlos Vamaim a inauguração de novos serviços informáticos servirá de exemplo para os seus colegas governantes sobretudo para nas áreas das Finanças.

“O INSS deverá assumir maior responsabilidade principalmente nas áreas de saúde dos funcionários públicos e simplificar os actos administrativos, face aos encargos que o Governo enfrenta neste momento, “aclarou.

Carlos Vamaim felicitou aos trabalhadores do INSS pela atitude que representa um desafio, na medida em que as novas tecnologias de informação carecem do elemento fundamental para seu desenvolvimento e sustentabilidade que é a energia eléctrica.

ANG/JD/AC
.

Sem comentários:

Enviar um comentário