quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


Bairro de Bandim vence carnaval 2013

Bissau, 13 de Fev. 2013 (ANG) – O Bairro de Bandim foi o grande vencedor da edição do carnaval 2013, organizado sob o lema “carnaval de Integração sub-regional e Valorização da Diversidade Cultural”.

O subúrbio de Bandim arrecadou 48 pontos, e foi seguido pelo bairro de chão de Papel que conquistou 47 e, finalmente na terceira posição figura o grupo vindo de Sintra que somou apenas 34 pontos.

O anúncio dos resultados foi feito pelo presidente da sub Comissão técnica, da Comissão Organizadora, Jaime Moreira, que ressalvou que o vencedor levará como premio o montante de cinco milhões de franco CFA.

O segundo lugar arrecadará 3 milhões e o terceiro 2 milhões, cuja cerimónia de entrega ocorreu ainda hoje.

Neste maior evento cultural do país participaram nove bairros do sector autónomo de Bissau, nomeadamente o bairro de Bandim, chão de pape, Sintra, Brá, Pluba, Empantcha, Calequir, Bor e Cupilum.


Entretanto, o grupo do bairro de Sintra, que ficou na terceira posição no desfile do Carnaval 2013, contestou ontem os resultados proclamados pelo júri, que colocou o subúrbio de Bandim na primeira posição, seguido do de Chão de Papel.

Em declarações a imprensa, o responsável do grupo acusou os júris de parcialidade em relação aos critérios de avaliação dos grupos que desfilaram, nomeadamente o componente mascaras.

“O lema do Carnaval deste ano é de ´Mascaras e Integração Regional´. O Bairro designado como vencedor, não apresentou sequer uma única mascara, apenas apresentou-se em danças”, discordou Maria Luísa Gomes.

Devido a esta situação, acrescentou a responsável de Sintra, o grupo não tomou parte no desfile nacional que teve lugar no último dia, não vai aceitar o prémio e revela que não vai entregar suas mascaras a Comissão organizadora do Carnaval 2013.





ANG/LPG/JAM



Sem comentários:

Enviar um comentário