segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


INACEP E.P. inicia montagem de máquinas de produção de passaportes biométricos

Bissau, 18 Fev. 13 (ANG) – Os trabalhos de montagem das máquinas de personalização de passaportes biométricos, cuja produção ficou a cargo da Imprensa Nacional, Empresa Pública (IMACEP, E.P.), tiveram inicio esta manha na sede daquela gráfica.

Das máquinas em causa, avaliadas em mais de 100 mil Euros, constam entre outras de servidor, scanners, impressora, computadores e respectivos acessórios, e câmaras de vigilância.

Segundo o Director Geral da INACEP, E.P., com isso vai-se poder produzir um passaporte biométrico da última tecnologia internacional e que responde as exigências da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

 “Os documentos serão portadores de uma tecnologia internacional que estará conectado com o sistema mundial e será portador de um chip que irá conter todas as informações pessoais do seu utente que estarão armazenadas num banco de dados”, explicou Victor Cassamá na cerimónia de apresentação dos materiais a imprensa.

De acordo com o Director Geral, o acto visa corresponder a confiança depositada pelo governo ao ter outorgado a responsabilidade a INACEP, E.P. de produzir o referido documento. 

“Hoje podemos dizer que o sonho começou a transformar-se em realidade, com a instalação destes materiais”, regozijou-se Victor Cassamá que calculou em duas semanas o período para a conclusão dos trabalhos da instalação dos novos equipamentos, nas novas instalações construídas simultaneamente na empresa, assim como nos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e do Interior.

O responsável da INACEP, E.P. indicou que logo que terminado esta fase, proceder-se-á a formação do pessoal da empresa pelos dois técnicos eslovenos deslocados expressamente para este trabalho.

A seguir, prosseguiu Victor Cassamá na sua explanação, começar-se-ão a ser produzidos os primeiros lotes de passaportes biométricos na Guiné-Bissau, em conformidade com as exigências e os padrões internacionalmente estabelecidos.


Para Victor Cassamá a confiança do governo em incumbir a INACEP, E.P. a produção de cadernetas significa o retorno do direito e soberania ao país.

“Aliás, no inicio do projecto algumas pessoas mostravam-se cépticas em relação a capacidade da empresa, mas hoje, com as instalações prontas, os materiais  e os técnicos de montagem presentes no terreno, então ousamos dizer que o sonho se transformou em realidade”, concluiu o DG.

ANG/JAM



Sem comentários:

Enviar um comentário