terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


FMI levanta sanções e retoma em pleno actividades na Guiné-Bissau

Bissau, 19. Fev. 13 (ANG) - O Ministro das Finanças anunciou hoje a retoma em plena das actividades pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no país, através da execução dos vários programas de assistência financeira, anteriormente suspensas desde o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

Abubacar Demba Dhaba disse no final de uma audiência com o Primeiro-Ministro, Rui Duarte de Barros que a Missão do FMI que se encontra no país para fazer avaliação da situação financeira, ficou satisfeito com os resultados alcançados por este Governo de Transição e decidiu retomar definitivamente as suas actividades.

Segundo o ministro, tudo isso demonstra que o Governo de Transição está empenhado em fazer voltar à comunidade internacional, sobretudo as instituições financeiras internacionais, nomeadamente o Banco Mundial e o FMI.

 "Posso dizer que a nossa avaliação é positiva, porque vai permitir o país retomar o diálogo com essas instituições tão poderosas economicamente do mundo", referiu.

Para Demba Dhaba, sem o apoio da comunidade internacional, a Guiné-Bissau sozinho dificilmente vai consegue atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

De acordo com o ministro das Finanças, o Governo e o FMI acordaram em levar a cabo um trabalho conjunto de sensibilização à comunidade internacional, sobretudo com os doadores importantes e tradicionais da Guiné-Bissau, para fazê-los retomar as suas actividades.

Durante a sua visita de carácter exploratória, o chefe da Missão do FMI, Maurício Villafuerte  disse  ter encetado diálogo com as autoridades de transição sobre a política económica do país, com objectivo de compreender melhor o desenvolvimento económico do ano passado, perspectivar o 2013 a traçar futuros planos económicos do Governo.

"Na reunião com os técnicos das finanças, fizemos comentários sobre propostas do Orçamento Geral de Estado (OGE) para 2013 e discutimos agendas para nossas actividades de assistência técnica e financeira no futuro próximo, particularmente nas áreas de administração tributária e injecção as finanças públicas", informou.

O chefe da Missão do FMI confirmou o levantamento das sanções e assegurou que no quadro da parceria entre as partes, está previsto brevemente uma reunião em Washington com o ministro das Finanças.

Destacou um outro encontro a ser realizado em Abril próximo entre o FMI e o BM, ao fim do qual, a missão voltará a Bissau para avaliar a situação macro-económica do país.

"No futuro vamos concentrar toda atenção no OGE de 2013, analisar e conhecer as provisões de receitas, definir os gastos realistas e apropriados e reforçar a auditoria ao Governo", sublinhou.

ANG/ AMS

Sem comentários:

Enviar um comentário