segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Celebração dos 70 anos




Bissau reconhece contribuição da ONU

Bissau, 26 Out 15 (ANG)-O presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, reconheceu sábado a “contribuição valiosa” das Nações Unidas para o desenvolvimento do país através de intervenções directas nas acções propostas pelo Governo ao lado da população.

Por ocasião das comemorações do 70 aniversário das Nações Unidas, assinaladas com uma sessão solene no Parlamento guineense, Cipriano Cassamá enfatizou os “variados apoios” que a instituição mundial tem dado à Guiné-Bissau na manutenção da paz, promoção das liberdades e protecção dos direitos humanos.

 Cassamá também enalteceu as ajudas da Organização das Nações Unidas à Guiné-Bissau para a viabilização financeira e técnica dos processos eleitorais, promoção da saúde, da educação, da cultura e ciência bem como em apoios directos ao próprio Parlamento.

O presidente do Parlamento guineense enfatizou igualmente “o notável respaldo” que a ONU deu ao Governo para a “viabilização e o sucesso” da mesa-redonda com os parceiros, organizada em Bruxelas, Bélgica, no passado mês de Março, na qual a Guiné-Bissau recebeu uma promessa de apoio financeiro de 1,5 mil milhões de dólares.

Cipriano Cassamá aproveitou a ocasião  para sublinhar o apoio que as Nações Unidas deram à Guiné-Bissau no seu processo de luta pela sua autodeterminação.
 A sessão solene, presenciada pelo novo primeiro-ministro guineense, Carlos Correia, ficou marcada pelos discursos, leitura de uma mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon e projecção de imagens que marcam a vida da organização. 
Na praça Che Guevarra em Bissau foi organizada uma sessão cultural com a participação de vários artistas, mas que não durou por tempo previsto devido as chuvas.
 A praça dos Heróis Nacionais, no centro de Bissau, tem patente uma exposição de fotografias sobre as  Nações Unidas
O Dia das Nações Unidas marca o aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta da ONU, e com a ratificação desse documento de fundação pela maioria dos  51 membros fundadores, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, a organização passou a existir oficialmente. A ONU, composta por 193 Estados-membros, tem a  sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos. ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário