quinta-feira, 29 de outubro de 2015



Ensino pùblico

Governo suspende marcha dos professores em greve

Bissau 29 Out. 15 (ANG) - O presidente do Sindicato Democràtico dos Professores (SINDEPROF), protestou hoje a medida da Polícia da Ordem Pública de suspender a realizacäo de uma marcha dos professores em greve prevista para hoje, em Bissau.
Presidente do Sindeprof

Em declaraçöes à ANG, Laureano Pereira, disse que “este tipo de atitudes não é correcto, porque  viola aos direitos humanos, a liberdade de expressão, a liberdade de opinião e de manifestação dos professores”.

Laureano afirmou que no quadro da preparação da marcha que diz que seria pacífica, entregou, segunda-feira, uma nota ao Ministério do Interior e ao Presidente da Câmara Municipal de Bissau, informando-lhes da intensäo do Sindeprof de realizar a referida manifestacäo nas ruas de Bissau, no quadro das reivindicaçöes dos direitos dos “professores lesados”.

 “Não recebemos nenhuma carta da parte do Ministério do Interior a informar da impossibilidade de realização da marcha. E esta manhã as forças da ordem chegaram ao local de concentração e bloquearam a manifestação sob ordens do governo”, denunciou Laureno Pereira.

Laureano acusou o executivo de estar a impedir a marcha dos professores “até ao ponto de ameaçar os manifestantes com torturas” .

Conforme o sindicalista, desde que decretaram a greve no sector só hoje é que receberam um convite da parte do governo a manifestar a disponibilidade de privilegiar o diálogo com os professores.

Pereira confirmou o pagamento dos salários em atraso aos professores que fora anunciado hà dois dias pela ministra da Educação mas quanto ao subsidio de diuturnidade, disse  não ter  informação sobre o seu pagamento ou não.  
ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário